Em discurso de Natal realizado na segunda-feira (25) no salão central do Palácio de Buckingham, na Inglaterra, o rei Charles III falou sobre sua coroação, que aconteceu em maio deste ano, e abordou também assuntos como as mudanças climáticas.
De acordo com informações do jornal inglês The Guardian, o monarca britânico agradeceu e elogiou o trabalho dos voluntários que participarão da cerimônia de coroação, referindo-se ao grupo como “um exército altruísta de pessoas” que constituem “uma espinha dorsal fundamental de nossa sociedade”.
‘Precisamos cuidar do planeta’, diz Charles III
Posicionado em frente a uma árvore de Natal no discurso – que foi transmitido também pela Internet –, Charles III, que é um entusiasta do ativismo ambiental – e que já havia feito um discurso sobre mudanças climáticas na recém-ocorrida COP28 da ONU –, disse que “nós cuidamos da Terra para o bem dos filhos dos nossos filhos”.
Leia também: Pelo menos 100 elefantes morrem em parque no Zimbábue por conta da seca
“Durante a minha vida, fiquei muito satisfeito por ver uma crescente consciência de como devemos proteger a Terra e o nosso mundo natural como o único lar que todos partilhamos”, discursou Charles.
Questões ambientais
Temas como aquecimento global e cuidados com o planeta já fazem parte da vida do monarca há um bom tempo. Em 2017, Charles, na época ainda príncipe, disse que o plástico agora está “no cardápio” do peixe que comemos e pediu uma ação decisiva ao abrir uma conferência sobre a proteção dos oceanos do mundo.
Leia também: Aquecimento global quebrou vários recordes em 2023
No evento realizado em Malta e apoiado pela União Europeia, o então herdeiro do trono britânico falou que “furacões ferozes” e perda de recifes de coral são “alertas” na luta contra as mudanças climáticas.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.