Um projeto de energia eólica em grande escala, com uma altitude média de 4.650 metros e com uma capacidade instalada total de 100 megawatts, entrou em operação na segunda-feira (1º) na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China.
De acordo com o CHN Energy Investment Group (CHN Energy), espera-se que o grupo de 25 turbinas eólicas em Nagqu forneça aproximadamente 200 milhões de kWh de eletricidade por ano, economizando cerca de 60 mil toneladas de carvão padrão e reduzindo as emissões de dióxido de carbono em cerca de 160 mil toneladas.
Apesar das condições adversas causadas pela altitude elevada, o projeto foi concluído em cerca de 260 dias e com um investimento de 640 milhões de yuans (aproximadamente R$ 3,9 bilhões).
Além do parque eólico: aposta ativa em mais fontes de energia renováveis
A construção e a operação do parque eólico desempenharão um papel crucial na demonstração e promoção da pesquisa, desenvolvimento e aplicação de turbinas eólicas de alta altitude, bem como no desenvolvimento em larga escala de projetos de energia eólica de alta altitude, disse o CHN Energy.
Leia também: China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
Nos últimos anos, Xizang tem promovido ativamente o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como a energia fotovoltaica e eólica. A capacidade instalada total da região inclui energia hidrelétrica e fontes de energia emergentes, como energias eólica e solar.
Da Agência Xinhua.
Mais sobre a China
• Primeiro navio de cruzeiro de grande porte da China faz viagem comercial inaugural
• AS700: conheça as características do dirigível civil desenvolvido pela China
• China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
• Panda gigante que retornou à China encontra o público
• Pequim tem maior número de horas com temperatura abaixo de zero desde 1951
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.