Uma equipe de pesquisa chinesa desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que aborda desafios cruciais na detecção precisa do comportamento social de animais, de acordo com o Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen (SIAT), vinculado à Academia Chinesa de Ciências.
A parte mais difícil da análise do comportamento social multianimal é distinguir entre animais que parecem muito semelhantes ao mesmo tempo.
Leia também: Cientistas brasileiros rejuvenescem neurônios humanos em 30 anos
A nova tecnologia, o Atlas do Comportamento Social (SBeA), desenvolvido por pesquisadores do SIAT, pode identificar animais de aparência semelhante com mais de 90% de precisão, eliminando a necessidade de definir categorias de comportamento social com antecedência, o que pode ajudar a descobrir novas diferenças indefinidas no comportamento social animal.
Resultados mais precisos de gestos sociais com IA
O novo algoritmo também pode sintetizar efetivamente um grande volume de novos dados e treinar modelos com maior precisão, obtendo assim resultados mais precisos de estimativa de gestos sociais 3D, segundo Wei Pengfei, autor do estudo.
Leia também: Pesquisadores chineses desenvolvem pele eletrônica com regulação isotérmica
O SBeA é adequado para calcular com precisão a postura social 3D, identidade e módulos sociais finos em ratos, pássaros e cães domésticos, com potencial para aplicações entre espécies, explicou Wei.
O estudo foi publicado recentemente na revista Nature Machine Intelligence.
Da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.