Uma plataforma de transporte de sangue por drone, a primeira do seu tipo em Shenzhen, na China, foi oficialmente colocada em uso na sexta-feira (19). Integrando tecnologia 5G e inteligência artificial, a plataforma tem por objetivo garantir a segurança e melhorar a eficiência do transporte de sangue.
Leia também: IA ajuda a interpretar comportamento social de animais
A plataforma foi desenvolvida pela Shenzhen Blood Center – o banco de sangue local – em parceria com a JD Logistics, uma empresa de comércio eletrônico. De acordo com as entidades, a tecnologia utiliza drones equipados com incubadoras de transporte que podem monitorar a temperatura, a umidade e a pressão do sangue durante o voo.
Redução de tempo de transporte de sangue
O recurso reduz o tempo de transporte de 30 minutos para 10 minutos entre o banco de sangue e os hospitais, o que pode salvar vidas em casos de emergência. Da mesma forma, também pode evitar os problemas de tráfego e congestionamento nas ruas, que podem atrasar o transporte por veículos terrestres.
Leia também: Cientistas clonam macaco após técnica da ‘Dolly’ ser aperfeiçoada
A plataforma é a primeira do seu tipo em Shenzhen, mas não na China. Outras cidades como Xian e Chengdu já utilizam drones para os mesmos fins e para outros suprimentos médicos.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.