Veículos de entrega não tripulados começaram a operar na província de Hebei, no norte da China. Os destinatários podem agendar a entrega por meio de um aplicativo móvel, e notificações são enviadas diretamente do veículo antes da chegada.
Com capacidade máxima de carga de 1000 quilogramas e uma autonomia de 200 quilômetros por carga, cada um destes veículos é capaz de realizar de 500 a 800 entregas por dia.
Tomadas de decisão sem intervenção humana
Veículos autônomos do tipo costumam utilizar tecnologias como mapeamento por radar, percepção inteligente, análise de big data e tomada de decisão inteligente para realizar a condução automática, o que significa que eles podem se adaptar a diferentes cenários de tráfego sem intervenção humana.
Pela foto abaixo é possível ver o logotipo “SF Express” estampado na parte traseira do veículo. SF Express é uma empresa privada fundada em 1993, que se especializa em transporte expresso doméstico e internacional. O “SF” é uma abreviação de “Shun Feng”, que significa “entrega rápida” em chinês.
Veículos autônomos na Área Nova de Xiong’an
Os veículos começaram a atuar especificamente na Área Nova de Xiong’an, que fica na já mencionada província de Hebei. A Área Nova de Xiong’an é uma zona de desenvolvimento econômico e social criada pelo governo chinês em 2017, localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Pequim.
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A Área Nova de Xiong’an é considerada uma das três “áreas de demonstração nacional” da China, junto com Shenzhen e Xangai. A Área Nova de Xiong’an tem como objetivo se tornar um centro de inovação e tecnologia, com foco em áreas como 5G, veículos inteligentes, energia limpa e biotecnologia.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.