Morreu na última segunda-feira (1º), aos 102 anos de idade, um personagem histórico dos Estados Unidos. O veterano da marinha norte-americana Louis Anthony Conter (ou simplesmente Lou Conter) era o último sobrevivente do ataque surpresa do Japão à base de Pearl Harbor, no Havaí, em dezembro de 1941.
O marcante bombardeio fez os Estados Unidos, até então neutros, entrarem com tudo na Segunda Guerra Mundial. Conter estava entre os 1.400 tripulantes do encouraçado USS Arizona, que explodiu após o ataque dos kamikazes japoneses. Apenas 200 sobreviveram.
Como foi o ataque a Pearl Harbor
O ataque começou às 7h48, horário do Havaí. A base foi atacada por 353 aviões japoneses (incluindo caças, bombardeiros de nível e de mergulho e torpedeiros) em duas ondas, lançadas por seis porta-aviões. Todos os oito navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos foram danificados, com quatro afundados. Com exceção do USS Arizona, as embarcações foram recuperadas e seis devolvidas ao serviço na guerra.
Os japoneses também afundaram ou danificaram três cruzadores, três contratorpedeiros, um navio de treinamento antiaéreo e um lançador de minas navais. Além disso, 188 aviões dos Estados Unidos foram destruídos; 2.403 americanos foram mortos e 1.178 outros ficaram feridos.
Perdas japonesas e instalações que se salvaram
Instalações da base consideradas importantes, como a estação de força, doca seca, estaleiro, manutenção e instalações de armazenamento de combustível e torpedo, bem como os cais de submarinos e o edifício da sede (também sede da seção de inteligência) não foram atacados.
Leia também: Niijima: nova ilha vulcânica do Japão continua crescendo
Em comparação, as perdas japonesas foram leves, perto do estrago causado: vinte e nove aviões e cinco minissubmarinos foram perdidos e sessenta e quatro militares foram mortos. Kazuo Sakamaki, o comandante de um dos submarinos, foi capturado.
Com informações da Wikipedia.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.