A jataí (Tetragonisca angustula) é uma abelha nativa da Mata Atlântica e com ampla distribuição no Brasil. Também conhecida por uma série de outros nomes (jataí-amarela, abelha-ouro, abelha-mirim, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, três-portas, abelha de botas e minguinho), esta abelha social – e que não tem ferrão – será agora também protagonista de um novo jogo para o clássico console de videogame Atari 2600.
De autoria de Fernando “Bruce” Salvio, o jogo Jataí – The Bee (Jataí – A Abelha) está programado para ser lançado em agosto deste ano durante a RetroCon 2024, feira voltada para os amantes dos retrogames. O título será publicado em cartucho pela Bitnamic Software, softhouse luso-brasileira dedicada a lançar e relançar jogos para plataformas clássicas.
E de onde surgiu a ideia de fazer um jogo tendo a Jataí como protagonista? Segundo o próprio autor, a inspiração veio de outro jogo, mas também da observação do mundo real. “A ideia veio ao ver o jogo Super Bee, do Odyssey [outro console clássico, da época do Atari 2600]. Achei a jogabilidade interessante e não lembrei de nada parecido no Atari. Inicialmente seria um port [uma adaptação de um jogo de uma plataforma para outra], mas a coisa tomou outro caminho e decidi colocar uma abelha nativa da Mata Atlântica. Eu costumo observar uma colmeia em uma praça aqui perto de casa e as visitas que elas fazem às minhas plantas”, explica Fernando Salvio.
Como será o jogo Jataí – The Bee?
Em Jataí – The Bee, a abelha deve cumprir sua missão de polinizar as flores, recolher o pólen e o néctar para alimentar a colmeia. Durante a missão, alguns inimigos aparecerão, como as aranhas, que se penduram na teia, e as abelhas-limão (Lestrimelitta limao), que assaltam a colmeia da protagonista. Segundo o autor, haverá também uma aranha maior, que também atacará e precisará ser detida.
Sobre as rivais da protagonista, Salvio também se baseou no mundo real. “Incluí as abelhas-limão, que são outra espécie local que têm o comportamento de saquear as colmeias de outras abelhas, inclusive às das jataís. E existe uma fase onde você defende a colmeia da mesma forma que acontece na vida real: as jataís se enroscam nas limão e vão para o chão”, explica. “Elas também processam o mel ao trocar o nectar com outras jataí na colmeia e armazenam em ‘potes’ de cera, diferente dos favos da Apis Mellifera [a abelha-europeia], que é a abelha que a maioria das pessoas conhece. Isso é representado entre as fases [do jogo]”, concluí.
O título terá duas músicas clássicas: Primavera, de Vivaldi, e Quinta Sinfonia, de Beethoven.
Leia também: Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.