No último dia 14 de junho, o Ministério da Cultura da Itália anunciou em um comunicado à imprensa a descoberta de uma antiga lavanderia do Império Romano. Os arqueólogos encontraram a lavanderia durante uma obra na Piazza Pia, uma praça romana onde se construirá uma passagem subterrânea para pedestres.
Fotos do local mostram arqueólogos desenterrando pisos de ladrilho antigos a vários metros abaixo do nível do solo. No local, também descobriram tanques usados para lavar roupas sujas.
Além da lavanderia: artefatos da época
Além da lavanderia, os escavadores desenterraram fragmentos de cerâmica de artefatos destruídos e também encontraram poços.
As autoridades informaram que o local provavelmente foi construído como uma residência imperial. Segundo o comunicado, a moradia teria uma vista pitoresca para o Rio Tibre “de maneira cênica, com arcadas, passeios e jardins”.
A obra será retomada após a remoção dos objetos para o Castelo de Santo Ângelo – um castelo localizado na margem direita do rio Tibre, diante da Ponte de Santo Ângelo, próximo ao Vaticano.
Em tempo
Mais de 900 peças de relíquias culturais foram recuperadas recentemente de dois antigos naufrágios ocorridos no Mar do Sul da China. A escavação, realizada de 2023 a 2024, foi fruto de um esforço conjunto entre institutos de pesquisa e um museu local.
Um total de 890 peças de relíquias foi escavado do primeiro naufrágio, incluindo itens de porcelana e cerâmica, bem como moedas de cobre. Do segundo naufrágio foram recuperados 38 artefatos, incluindo porcelana e produtos de cerâmica, madeira, conchas de turbante e chifres de veado.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.