NASA revala novo traje espacial que os astronautas usarão na Lua | Mundo & História

Crédito: Axiom Space

Após mais de 50 anos com trajes espaciais brancos e volumosos, astronautas da NASA estão recebendo uma atualização: um novo traje mais ágil, confortável e projetado para se ajustar a vários tipos de corpo.

No entanto, ainda não é possível saber exatamente como eles serão, isto porque, em um evento de apresentação em Houston nesta quarta-feira, os trajes foram cobertos com uma camada protetora. Segundo a fabricante, Axiom Space, a medida foi para proteger seus segredos proprietários. “Este traje será muito mais flexível, e a amplitude de movimento realmente melhorará a capacidade dos astronautas de realizar todas as tarefas que eles irão realizar enquanto exploram a superfície lunar”, disse Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA que se prepara para um voo privado com a Axiom para a Estação Espacial Internacional ainda este ano.

No modelo apresentado, o protótipo do traje era de um elegante preto acinzentado, com detalhes em laranja e azul, com o logo da Axiom na frente e no centro – uma versão mais moderna dos trajes espaciais brancos e sem graça do passado. Mas o traje preto era apenas para a demonstração. Quando os astronautas realmente usarem os trajes na superfície lunar, eles serão brancos. E isto tem um motivo: o branco reflete mais luz solar, uma característica importante na superfície sem ar da Lua.

NASA revala novo traje espacial que os astronautas usarão na Lua | Mundo & História
Crédito: Axiom Space

Os segredos mantidos durante a apresentação também tem seus motivos: a NASA depende cada vez mais da indústria privada, que guarda seus segredos com ferocidade dos concorrentes. O crescente setor espacial comercial está assumindo todas as tarefas anteriormente desempenhadas pelo governo norte-americano, incluindo o transporte de carga e astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês); a construção de estações comerciais para substituir a ISS; a construção da nave espacial que transportaria astronautas para e da superfície lunar; e até mesmo o projeto dos trajes espaciais que eles usariam lá.

A TENTATIVA DA NASA DE CONSTRUIR SEUS PRÓPRIOS TRAJES

A NASA inicialmente tentou construir seus próprios trajes espaciais, mas não deu certo. Acabou desistindo e, no ano passado, concedeu dois contratos, para a Axiom Space e para uma equipe liderada pela Collins Aerospace, que agora competem para construir os trajes espaciais para as missões lunares da NASA como parte do programa Artemis. No total, o programa pode valer até US$ 3,5 bilhões.

Leia também: James Webb captura imagem de estrela 30 vezes maior que o Sol prestes a explodir

A agência não desenvolveu novos trajes espaciais em 40 anos, desde que construiu aqueles projetados para caminhadas espaciais fora do ônibus espacial que agora são usados por astronautas na estação espacial. Esses trajes não apenas são antigos, mas não se encaixam em todos os tipos de corpo. Em 2019, a astronauta da NASA Anne McClain não participou do que seria a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina fora da estação espacial após concluir que o traje era muito grande para ela. Isso desencadeou uma onda de críticas de que a NASA não estava acomodando suas astronautas mulheres em um programa que há muito tempo era dominado por homens.

A NASA disse ainda que as missões Artemis levariam a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, e que a próxima geração de trajes espaciais comportaria vários tipos de corpo. “Quando essa primeira mulher pisar na superfície da Lua na Artemis III, ela estará vestindo um traje espacial da Axiom”, disse Bob Cabana, administrador associado da NASA, durante o evento.

OS MODERNOS TRAJES DA AXIOM

Além de desenvolver os trajes, a Axiom encomendou uma série de voos para a ISS, nos quais astronautas privados pagam para voar ao lado de um ex-astronauta da NASA e passar cerca de uma semana no laboratório em órbita. A empresa também está construindo sua própria estação espacial comercial em órbita terrestre baixa. É esperado que essa nova estação substitua eventualmente a envelhecida ISS.

O traje da Axiom terá melhorias permitindo aos astronautas mais mobilidade do que com os trajes atuais. Eles também terão câmeras de alta definição montadas no capacete para registrar suas caminhadas na lua. E eles são projetados para proteger contra as temperaturas extremas encontradas no polo sul da Lua, a região que a NASA quer explorar como parte de seu programa Artemis.

Via Washington Post.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *