Que o cenário de carros elétricos ou híbridos no Brasil e no mundo está em ebulição não é novidade para ninguém. No primeiro semestre de 2024, o mercado de veículos elétricos (BEV ou NEV) no Brasil teve um crescimento significativo. Foram emplacados quase 80 mil carros leves eletrificados, um salto de 146% em comparação com o mesmo período do ano anterior e de 288% em relação a 2022.
Esse crescimento caminha em paralelo com a preocupação ambiental e com a constante busca por alternativas mais sustentáveis. É uma nova realidade. E para deixar você mais enturmado com esse cenário, vamos conhecer abaixo algumas das principais siglas do universo dos carros elétricos e seus significados.
NEV: Veículo de Nova Energia
É a sigla mais abrangente, e é utilizada para designar automóveis que são totalmente ou predominantemente movidos por energia elétrica. Isso inclui veículos elétricos plug-in – que compreendem os veículos elétricos a bateria (BEVs) e os veículos híbridos plug-in (PHEVs) – e veículos elétricos de célula de combustível (FCEVs). No Brasil, a sigla equivalente em português é VNE (Veículo de Nova Energia) e, da mesma forma, refere-se a veículos que utilizam fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais.
Na China, o termo NEV é muito forte, e não é para menos. De acordo com informações da agência de notícias Xinhua, a produção e as vendas de NEVs da China mantiveram um crescimento constante nos primeiros seis meses de 2024. No período de janeiro a junho, 605 mil unidades de NEVs foram exportadas, representando um aumento anual de 13,2%. Além disso, o país tornou-se, no início do ano, o maior exportador de veículos do mundo, título que pertencia ao Japão. E essa nova estatística foi impulsionada principalmente pelo segmento de carros elétricos.
Um parênteses sobre NEV: evitando confusão com a sigla homônima
A sigla NEV, quando falamos sobre veículos, também pode significar “Neighborhood Electric Vehicle” (Veículo Elétrico de Bairro). Neste caso, NEVs são veículos elétricos pequenos, projetados para uso em áreas urbanas ou suburbanas, com velocidade máxima geralmente limitada a 40-50 km/h. Eles são populares em comunidades fechadas, campus universitários e áreas urbanas onde o tráfego é leve e as distâncias são curtas. Exemplos desse tipo de NEV são os clássicos carrinhos usados em campos de golfe ou utilizados por seguranças de shopping. Ainda nesse contexto, existe também a nomenclatura Small Electric Vehicle (Veículo Elétrico Pequeno), também conhecido como Small EV ou pela sigla SEV.
BEV: Veículo Elétrico a Bateria
Outra sigla importante é BEV, que significa “Battery Electric Vehicle” (Veículo Elétrico a Bateria). Esses veículos são movidos exclusivamente por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, sem a presença de um motor a combustão interna. Exemplos populares de BEVs incluem o Tesla Model 3, o Nissan Leaf e o Chevrolet Bolt.
PHEV: Veículo Híbrido Plug-in
PHEV significa “Plug-in Hybrid Electric Vehicle” (Veículo Híbrido Plug-in). Esses veículos combinam um motor a combustão interna com um motor elétrico e uma bateria que pode ser recarregada externamente. O PHEV pode operar em modo elétrico puro por distâncias curtas e, quando a bateria se esgota, o motor a combustão assume, oferecendo flexibilidade e maior alcance.
FCEV: Veículo Elétrico de Célula de Combustível
FCEV, ou “Fuel Cell Electric Vehicle” (Veículo Elétrico de Célula de Combustível), utiliza hidrogênio para gerar eletricidade por meio de uma reação química em uma célula de combustível. Esses veículos emitem apenas água como subproduto, tornando-os extremamente ecológicos. Exemplos incluem o Toyota Mirai e o Hyundai Nexo.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.