Atleta da Estônia encara o maior slackline do mundo | Mundo & História

Crédito: Matteo Mocellin/Red Bull Content Pool

O atleta estoniano Jaan Rose enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira ao encarar o maior slackline do mundo. A travessia ocorreu na última quarta-feira (10) no estreito de Messina, que liga a ilha da Sicília à Itália continental, com uma fita de impressionantes 3 quilômetros e 600 metros de extensão.

Atleta da Estônia encara o maior slackline do mundo | Mundo & História
Crédito: Andrea Zaffaroni / Red Bull Content Pool

O trajeto começou a 265 metros de altura, e Jaan levou mais de 3 horas para percorrer a distância total. No entanto, a travessia não foi totalmente bem-sucedida. Faltando apenas 80 metros para completar o percurso, Rose perdeu o equilíbrio e ficou pendurado pela corda de segurança. Apesar disso, ele voltou para a fita e conseguiu concluir o desafio, mostrando determinação e habilidade.

Recorde mundial não alcançado

Para ter sua marca reconhecida como um recorde mundial de highline solo, Jaan Rose teria que completar a travessia sem nenhuma queda. Infelizmente, a perda de equilíbrio nos metros finais impediu que o atleta estoniano conquistasse o título.

Com 110 metros de comprimento e 200 metros de altura, o maior highline solo foi percorrido na Garganta do Verdon, no sul da França, pelo slackliner alemão Friedi Kühne. O recorde de maior highline solo feminino pertence a Lucia Bryn, que percorreu um highline de 33 metros de comprimento em Yosemite, Califórnia, EUA, em 7 de julho de 2022. A linha estava a 80 metros de altura.

Curiosidades sobre o slackline

Origem do slackline: o slackline (“linha folgada”, em inglês) começou como uma forma de passatempo entre escaladores no Vale de Yosemite, na Califórnia, durante a década de 1980. Eles esticavam fitas entre árvores e tentavam caminhar sobre elas para melhorar seu equilíbrio;

Variedades de slackline: existem várias modalidades de slackline, incluindo o trickline, onde os atletas fazem acrobacias; o longline, que envolve distâncias maiores; e o highline, que é praticado em grandes alturas, como fez Jaan Rose no estreito de Messina;

Slackline no Brasil: no Brasil, o esporte popularizou-se nas praias do Rio de Janeiro em 2010, espalhando-se posteriormente por todo o Brasil;

Associação internacional: em agosto de 2015 foi fundada a International Slackline Association. O objetivo da entidade é incentivar e organizar o esporte, em nível global, através da cooperação entre entidades nacionais.

Leia também: Alpinista desaparecido por 22 anos é achado mumificado no Peru

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!