Leon, Sawidi, Jahari e Ayô, quatro gorilas machos, são os mais novos moradores do Animália Park, um misto de reserva, zoológico e parque de diversão localizado em Cotia, no interior de São Paulo. Da subespécie Gorilla Gorilla Gorilla, também conhecida como gorila-ocidental-das-terras-baixas, o pai e os três filhos foram trazidos do Zoológico de Belo Horizonte.
A espécie de gorila está na lista de animais ameaçados, em risco ou em perigo de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Por este motivo, técnicos da Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA, em inglês) visitaram o local, voltado para a conservação e preservação das espécies, e escolheram o parque como nova casa para os gorilas.
Gorilas mais jovens
De acordo com o parque, os três filhos de Leon estão entrando na fase reprodutiva. Isto significa que em breve eles começariam a disputar as fêmeas, por serem animais com comportamento reconhecidamente territorial. Para protegê-los e evitar disputas, a transferência foi realizada.
Os quatro gorilas machos comem cerca de 40 quilos de alimentos por dia (quatro refeições), entre legumes, hortaliças e ração específica para gorilas. Alguns itens da dieta são abóbora, acelga, batata-doce, berinjela, cebola, chuchu, couve-flor, nabo, pepino e pimentão. “Preparamos um recinto de 2.650 metros quadrados, um dos maiores do mundo, para receber os animais, que já estão adaptados. Devemos receber fêmeas para integrar o grupo e, assim, dar continuidade ao programa de conservação das espécies”, explica Anael Fahel, CEO do Grupo ExpoAqua, que engloba o Animália Park e o Aquário de São Paulo.
Como os gorilas se conheceram
Leon nasceu em Israel e chegou ao Brasil com 15 anos. No Zoológico de Belo Horizonte (MG) conheceu Lou Lou, uma gorila que veio da Inglaterra. Juntos, tiveram Sawidi que, atualmente, está com nove anos, e Anaya, uma fêmea de 6 anos. Jahari, 9 anos, e Ayo, 7 anos, são filhos de Leon com Imbi, também da Inglaterra. As mães continuam em Belo Horizonte.
Leia também: Conheça o primeiro zoológico holográfico do mundo
Leon é um gorila silverback, reconhecível pelas costas cinza-prateada que indicam seu status de líder e macho predominante do grupo. Como “chefe”, ele é reverenciado pelos demais gorilas, que demonstram respeito por sua autoridade. Leon desempenha um papel crucial na proteção e supervisão de sua família, mantendo um olhar atento e protetor sobre os filhotes.
Sobre o parque
Inaugurado há cerca de um ano, o Animália Park é dividido em três áreas: Animália Diversão, Animália Reserva e Forest Animália. O Animália Diversão tem quase 12 mil metros quadrados e conta com 17 atrações para toda a família em uma área indoor com 7.4713 metros quadrados. O parque reúne brinquedos e atrativos para todas as idades, como montanha-russa, carrossel, barco viking, tirolesa e teleférico.
Já o Animália Reserva é um espaço com mais de 300 mil metros quadrados dedicados à conservação e proteção animal e ambiental, integrando programas nacionais e internacionais. O passeio no Reserva é dividido em áreas que representam os continentes africano, americano, asiático, oceania, além de um aviário (Animália Forest) e da Fazendinha Animália.
Por sua vez, o Animália Forest tem 10 mil m² e é moradia de 654 aves de 112 espécies diferentes. No local o visitante tem contato direto com os animais, que ficam totalmente soltos. É um dos maiores viveiros da América Latina, segundo o grupo.
Serviço:
Animália Park
Endereço: Estrada da Furquim, 1490 – Chácara Santa Maria – Cotia – São Paulo
Telefone: (11) 5197-8000
Ingressos e demais informações: https://animaliapark.com.br/
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.