O mundo celebra neste sábado (20) o Dia Internacional da Lua, data comemorativa que homenageia a história e a importância do nosso satélite natural. A celebração, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a exploração lunar e o impacto cultural e científico da Lua na humanidade.
O dia 20 de julho foi escolhido em homenagem ao aniversário do pouso da Apollo 11 em 1969, quando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar.
Em seu perfil nas redes sociais, o ecsritório da ONU para assuntos relacionados ao espaço lembrou a data. “Sábado é Dia Intermacional da Lua, uma oportunidade para celebrar o nosso vizinho celestial mais próximo e o seu significado para a Terra e a humanidade. A Lua tem sido uma fonte de admiração e inspiração ao longo da história da humanidade, desempenhando um papel vital no nosso mundo natural, bem como no progresso científico e tecnológico”, diz trecho da postagem.
Exploração lunar sustentável
Nos últimos anos, o interesse pela exploração lunar tem crescido significativamente entre várias nações. Países como os Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Índia têm intensificado suas missões lunares, impulsionados tanto pelo avanço tecnológico quanto pela busca de recursos naturais e pela possibilidade de estabelecer bases permanentes na Lua.
Este renovado entusiasmo é motivado pela visão de utilizar a Lua como um trampolim para futuras missões espaciais mais distantes, como Marte. Por conta disso, vem ganhando força a questão da sustentabilidade no que diz respeito à exploração do satélite.
Sobre esse ponto, o escritório da ONU falou que “sem a Lua, o clima da Terra seria muito menos estável”, acrescentando que a data também “tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da exploração lunar sustentável”.
No Instagram, Mundo & História não deixou de fazer sua homenagem. Se você ainda não nos segue por lá, aproveite a oportunidade.
Curiosidades sobre a Lua
Tamanho e distância: a Lua tem aproximadamente 3.474 km de diâmetro, o que é cerca de um quarto do tamanho da Terra. Ela está localizada a uma média de 384.400 km do nosso planeta.
Rotação sincronizada: a Lua sempre mostra a mesma face para a Terra devido à rotação sincronizada. Isso significa que o tempo que leva para a Lua girar uma vez em torno de seu próprio eixo é o mesmo que leva para orbitar a Terra.
Marcas permanentes: a superfície lunar é marcada por crateras que resultam de impactos de meteoritos ao longo de bilhões de anos. Devido à ausência de atmosfera significativa, essas marcas permanecem praticamente inalteradas, tornando a Lua um arquivo natural da história do Sistema Solar.
Mais sobre exploração da Lua
• China abre cápsula com amostras do lado oculto da Lua
• Módulo lunar faz pouso: EUA voltam à Lua após mais de 50 anos
• Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.