“Estou com sede”, disse um visitante a um robô humanoide de 1,7 metro de altura e 65 quilos, na 7ª Expo Mundial de Voz, em Hefei, no leste da China.
Sem hesitar, o robô humanoide identificou a garrafa de café entre os dois outros objetos na mesa e a entregou ao visitante.
“Com a ajuda do modelo de linguagem ampla, nosso robô humanoide de segunda geração é mais inteligente e pode realizar tarefas mais delicadas, como servir café”, disse Ji Chao, cientista-chefe de robótica da empresa de inteligência artificial (IA) iFLYTEK.
A plataforma robótica superbrain da iFLYTEK capacitou 450 empresas de robótica e 15 mil desenvolvedores em todo o país, abrindo o grande modelo de linguagem da empresa, de acordo com Ji.
Apresentação e comercialização do robô humanoide
A 7ª Expo Mundial de Voz, que durou de quinta-feira a domingo (27), apresentou mais de 200 produtos de IA, incluindo robôs humanoides, sistemas de interação homem-máquina e grandes modelos de linguagem atualizados. Esse evento destacou a notável velocidade com que a IA se desenvolveu e a crescente prevalência de suas aplicações em vários cenários.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
A Unitree, uma startup de robótica sediada em Hangzhou, apresentou seu robô humanoide estrela, o Unitree H1, que pode se mover 3,3 metros por segundo.
“Vendemos mais de 100 desses robôs, com preços de US$ 90 mil cada, o que nos dá uma ideia do enorme espaço de mercado para a comercialização total de robôs humanoides”, disse Li Jun, chefe de serviços técnicos da Unitree.
A IA na China
Na China, a IA está se tornando um importante mecanismo para o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade. No relatório de trabalho do governo deste ano, a China revelou a iniciativa AI Mais, um movimento estratégico projetado para impulsionar a expansão da economia digital e liderar a transformação e a modernização dos setores de manufatura.
Na exposição, um sistema automático de teste de interação por voz para veículos de nova energia (NEVs, sigla em inglês) fez sua estreia e despertou grande interesse.
Dentro de um NEV, um robô interage com o veículo como se fosse um passageiro humano. Enquanto isso, uma plataforma externa rastreia e exibe a precisão, a estabilidade e a pontualidade da interação em tempo real. Ela compila automaticamente todos os dados coletados em um relatório detalhado.
Leia também: Nobel de Física premia pioneiros do aprendizado de máquina
“A interação por voz é a principal função do cockpit inteligente dos NEVs. Anteriormente, ela exigia semanas de testes humanos durante o período de P&D”, disse Wu Jiangzhao, gerente-geral do Centro Nacional de Inovação em Voz Inteligente. “Com esse sistema de autoteste, o tempo de teste pode ser reduzido para apenas dois ou três dias, dando um forte impulso às atualizações inteligentes no setor automotivo.”
“A IA está remodelando a indústria automobilística”, disse Yin Tongyue, presidente da montadora chinesa Chery. Desde o desenvolvimento de veículos capazes de falar até carros que podem falar idiomas estrangeiros para o mercado internacional e agora o sistema de cockpit inteligente humanizado, a Chery está abraçando o boom da IA, disse Yin.
Além do robô humanoide: eletrodomésticos e gadgets com IA
Uma série de necessidades diárias, de geladeiras inteligentes a óculos e copos inteligentes com IA, agora estão integrados a modelos de idiomas grandes com IA, oferecendo aos usuários novas experiências empolgantes.
A MiMouse, uma empresa de alta tecnologia de Anhui, apresentou seu mouse inteligente mais vendido na exposição, juntamente com um teclado inteligente recém-desenvolvido, alimentado por grandes modelos de linguagem.
Integrado a vários modelos de idiomas de grande porte, esse teclado pode facilmente gerar artigos, criar apresentações em PowerPoint, desenhar imagens e realizar traduções em um instante com apenas o clique de algumas teclas.
+ Pesquisadores chineses desenvolvem pele eletrônica com regulação isotérmica
+ Cientistas utilizam nanorrobôs para combater células cancerígenas
+ Irenia: zoológico de Madri adota assistente virtual controlada por IA
“O teclado e o mouse inteligentes podem ajudar a reduzir as tarefas repetitivas dos funcionários de escritório”, disse Feng Haihong, gerente-geral da MiMouse, acrescentando que eles venderam cerca de 10 mil mouses inteligentes em menos de um mês.
Graças ao boom da IA, a China agora abriga mais de 4.500 empresas de IA. Seu principal setor de IA atingiu um tamanho de mais de 578 bilhões de yuans (US$ 81,3 bilhões) em 2023, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, de acordo com dados oficiais.
No futuro, a IA transformará os padrões industriais e de concorrência, bem como a pesquisa científica, trará mudanças para todos os negócios e profissões e, o mais importante, atenderá às aspirações das pessoas por uma vida melhor, disse Liu Qingfeng, presidente da iFLYTEK, na exposição.
Da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.