A Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, completou com sucesso nesta quinta-feira (16) a sua primeira missão orbital ao lançar o foguete New Glenn.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
Embora tenha conseguido mandar o dispositivo de 98 metros de altura e sete metros de diâmetro para a órbita da Terra, o voo inaugural do New Glenn foi marcado por uma falha na tentativa de pouso do propulsor.
A Blue Origin transmitiu ao vivo o histórico lançamento, ocorrido na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, em suas redes sociais.
Órbita da Terra: o objetivo principal da Blue Origin
Durante o teste de voo, a separação dos dois estágios ocorreu como era previsto. O segundo alcançou a órbita e o primeiro reentrou, mas não conseguiu pousar na plataforma Jacklyn, nomeada em homenagem à mãe de Bezos, no Oceano Atlântico. No entanto, atingir a órbita era o objetivo principal da missão.
“Tudo o que vai além é a cereja do bolo. Nós sabemos que pousar o propulsor em nossa primeira tentativa no Atlântico é ambicioso, mas estamos tentando. Não importa o que aconteça, aprenderemos, refinaremos e aplicaremos esses conhecimentos em nossos próximos lançamentos”, escreveu a empresa.
+ Parker: sonda da Nasa realiza aproximação recorde do Sol
+ China divulga foto de protótipo de rover lunar tripulado
+ LignoSat: primeiro satélite de madeira do mundo segue para o espaço
O segundo estágio colocou em órbita a plataforma Blue Ring Pathfinder, projetada para transportar vários satélites com carga útil de até três toneladas e lançá-los em diferentes órbitas. ANSA.