Raro musaranho Mount Lyell é registrado pela primeira vez na Califórnia | Mundo & História

Foto: Facebook/California Academy of Sciences

O musaranho Mount Lyell, um dos mamíferos mais esquivos da Califórnia, foi fotografado pela primeira vez por estudantes universitários.

Nativo da região da Sierra Nevada, o pequeno animal de nariz pontudo, olhos pequenos e pelagem cinza-amarronzada é tão raro que até então nunca havia sido registrado em imagens.

De acordo com o portal SFGATE, especializado em notícias da região da Baía de São Francisco, o Mount Lyell era o único mamífero conhecido no estado que nunca havia sido capturado por câmeras. A descoberta ocorreu em novembro, quando três estudantes — dois da Universidade da Califórnia, Berkeley, e um da Universidade do Arizona — capturaram os animais como parte de um projeto de pesquisa.

Características do pequeno animal

Os musaranhos medem de 9 a 10 centímetros e pesam entre 2 e 3 gramas. Vishal Subramanyan, de 22 anos, um dos pesquisadores, destacou que esta pode ser a primeira vez na história que humanos viram a espécie. Segundo ele, o musaranho foi nomeado em homenagem ao Mount Lyell, localizado no Parque Nacional de Yosemite.

Com autorização do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, o trio montou armadilhas com comida para gatos e larvas de insetos no deserto da Sierra Oriental e capturou cinco musaranhos Lyell, além de outros 10 musaranhos de três espécies diferentes.

Raro musaranho Mount Lyell é registrado pela primeira vez na Califórnia | Mundo & História
Foto: Facebook/California Academy of Sciences

A conservação dos musaranhos durante a “expedição” foi uma prioridade. Como esses animais têm metabolismo acelerado e precisam se alimentar a cada duas horas, os estudantes monitoraram as armadilhas constantemente, dormindo no máximo por curtos períodos de duas horas. “Era uma rotina intensa: capturar, fotografar, soltar e repetir”, relatou Subramanyan.

Para confirmar que os animais eram de fato musaranhos Mount Lyell, amostras das caudas foram analisadas geneticamente pela Academia de Ciências da Califórnia.

Mount Lyell é considerado uma espécie de preocupação especial

Descoberto pela primeira vez há mais de um século pelo zoólogo Clinton Hart Merriam, conhecido como o “pai da mastozoologia”, o musaranho Mount Lyell é classificado como uma espécie de preocupação especial pelo estado da Califórnia. A equipe espera que o estudo ajude a ampliar o conhecimento sobre essa criatura e impulsione sua conservação.

+ Nova espécie de peixe é descoberta no leste da China

+ Putin doa leão africano, ursos e cacatuas à Coreia do Norte

+ Cassius, o maior crocodilo em cativeiro do mundo, morre na Austrália

O termo “preocupação especial” significa que o animal é reconhecido oficialmente por órgãos de conservação ou governamentais como estando em uma situação vulnerável, mas que ainda não se enquadra nas categorias mais críticas de ameaça, como “em perigo” ou “criticamente em perigo”.

Essas espécies recebem atenção especial porque enfrentam riscos devido a fatores como perda de habitat, baixa população, mudanças ambientais ou outras pressões que, se não forem gerenciadas, podem levar a um declínio mais significativo, colocando-as em perigo de extinção no futuro. A classificação geralmente implica a necessidade de monitoramento, pesquisas adicionais e, em alguns casos, medidas de conservação específicas.

Via New York Post.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!