O poder Executivo da União Europeia autorizou nesta segunda-feira (20) a comercialização de farinha de larvas do besouro Tenebrio molitor no bloco, desde que o alimento tenha sido tratado com raios ultravioletas.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
O regulamento ainda será publicado pela Comissão Europeia no Diário Oficial da UE e só entrará em vigor após 20 dias.
Empresa francesa irá comercializar a farinha de larvas
De acordo com a nova medida, nos próximos cinco anos, apenas a empresa francesa Nutri Earth poderá comercializar o produto no bloco, a não ser que “outra companhia obtenha a autorização para realizar o mesmo ou receba o aval da Nutri Earth”.
Na semana passada, a autorização causou polêmica no Parlamento Europeu com uma objeção apresentada pelos eurodeputados conservadores Alexander Bernhuber e Laurence Trochu, que, no entanto, foi rejeitada pela Comissão de Meio Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (Enve).
+ Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
+ Cientistas da UE coletam gelo mais antigo do mundo na Antártida
Os chamados “novos alimentos” são definidos por Bruxelas como aqueles que não foram consumidos “de forma significativa” antes de maio de 1997, incluindo produtos de “novas fontes” e “novas substâncias utilizadas em produtos alimentares”. ANSA.
Alimentação humana
A larva-da-farinha contém alta concentração de proteína com baixo teor de gordura. Como alimento para humanos, é usada tradicionalmente na culinária de países asiáticos.
Em janeiro de 2021, a larva de besouro tornou-se o primeiro inseto a ser considerado seguro para consumo humano pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar.