O grupo italiano Ficantieri e a empresa suíça Viking anunciaram nesta terça-feira (8) a construção do primeiro navio de cruzeiro do mundo movido a hidrogênio armazenado a bordo, usado tanto para propulsão quanto para geração de eletricidade.
O “Viking Libra” está atualmente sendo montado em um estaleiro do Ficantieri em Ancona, na região das Marcas, e sua entrega está prevista para o final de 2026.
Com aproximadamente 54,3 mil toneladas e um comprimento de 239 metros, a embarcação poderá acomodar quase 1 mil pessoas em 499 cabines.
+ A biblioteca subterrânea da China que tem 4 milhões de livros
+ Arábia Saudita terá a maior montanha-russa do mundo
+ Novo robô chinês é capaz de andar de bicicleta e patinete
O navio poderá navegar e operar com zero emissões, permitindo que ele acesse até áreas mais sensíveis ao meio ambiente.
A embarcação será equipada com soluções inovadoras para carregar e armazenar hidrogênio diretamente a bordo, bem como um sistema de célula de combustível de membrana de eletrólito de polímero (PEM), otimizado especificamente para operações de cruzeiro. (ANSA).
Outro gigante no mar: navio de cruzeiro da China
No dia 1º de janeiro de 2024, o primeiro navio de cruzeiro de grande porte construído na China, o Adora Magic City, fez sua viagem comercial inaugural. O que chamou a atenção à época, no entanto, foram os números da embarcação.
Com 323,6 metros de comprimento e um peso bruto de 135.500 toneladas, o navio, que pode acomodar até 5.246 passageiros em 2.125 cabines, tem 16 andares e 40 mil metros quadrados de espaço público de convivência e lazer.