Cruz da primeira missa do Brasil chega a São Paulo | Mundo & História

Pintura de Victor Meirelles/Domínio Público

A cruz considerada símbolo da primeira missa celebrada no Brasil, em 1500, chegou a São Paulo nesta semana como parte das celebrações da Semana Santa. A relíquia, guardada há séculos em um museu de Portugal, foi recebida com um ato religioso na Catedral da Sé, no centro da capital paulista, e depois seguiu em procissão pelas ruas do centro histórico.

Segundo a tradição, a cruz foi usada no dia 26 de abril de 1500, na missa rezada pelo frei Henrique de Coimbra, na Praia da Coroa Vermelha, atual município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A celebração religiosa foi um dos primeiros atos realizados pelos portugueses após o desembarque no território que viria a ser o Brasil.

Cruz passará por outras cidades

A visita da cruz faz parte de um roteiro por cidades brasileiras durante o período da Páscoa. Depois de São Paulo, a peça histórica seguirá para outras cidades paulistas, como Aparecida e Cachoeira Paulista, além de outras capitais, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, onde também participará de celebrações religiosas e eventos culturais.

+ Museu da 1ª Guerra Mundial abre cápsula do tempo de 100 anos

+ Pedra de Scone: artefato de 152 quilos viaja a Londres para a coroação do rei Charles III

+ Copacabana Palace realiza leilão de móveis históricos antes de reforma

A cruz é conservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, e veio ao Brasil em caráter excepcional, em uma iniciativa conjunta entre instituições religiosas e culturais dos dois países. A presença da relíquia reforça os laços históricos e religiosos entre Brasil e Portugal, além de destacar a importância do patrimônio religioso na formação da identidade cultural brasileira.

Durante a passagem pelo Brasil, a cruz será acompanhada de medidas especiais de segurança e conservação, e, em cada cidade, ficará disponível à visitação pública em locais previamente definidos pelas dioceses locais.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp e Telegram. Não deixe de nos acompanhar por lá!