Um planeta do tamanho da Terra e orbitando uma estrela vizinha à nossa galáxia está oferecendo grandes evidências de atividades vulcânicas além do nosso Sistema Solar. Na última quarta-feira (17), cientistas disseram que o planeta, o terceiro detectado orbitando a mesma estrela, deve estar repleto de vulcões.
O exoplaneta LP 791-18 d, tão coberto de vulcões quanto a lua de Júpiter, Io – o corpo mais vulcanicamente ativo em nosso sistema –, se mostrou um mundo rochoso e cheio de acidentes geográficos constantemente atormentado por erupções.
Leia também: Cientistas observam estrela parecida com o Sol engolindo um planeta
“Não há ainda qualquer evidência observacional direta de vulcanismo em exoplanetas, mas este planeta é um candidato particularmente provável”, disse o professor de astronomia da Universidade do Kansas, Ian Crossfield, um dos autores do estudo publicado na revista científica Nature.
Outras características do planeta alienígena
O vulcânico planeta apresenta outra peculiaridade: ele não gira, tendo um lado perpetuamente iluminado pelo dia e o outro completamente na escuridão.
“No lado iluminado pelo dia, é muito quente para haver água líquida, então provavelmente é muito seco e quente — provavelmente um deserto. No lado noturno, há possivelmente uma grande geleira”, disse o coautor do estudo, Björn Benneke, chefe do grupo de astronomia da Universidade de Montreal.
Como realmente deve ser este exoplaneta?
O LP 791-18 d foi encontrado pelo TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, e pelo recentemente aposentado Telescópio Espacial Spitzer, em combinação com dados adquiridos por observatórios terrestres em todo o mundo.
O exoplaneta está localizado na Via Láctea, a cerca de 86 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar. Em nosso sistema, além de algumas luas de Júpiter, os planetas Terra e Vênus também são vulcanicamente ativos.
Mais pesquisas ainda serão necessárias para confirmar como o LP 791-18 d realmente se parece. No entanto, se as descobertas forem verdadeiras, ele pode se tornar um dos exoplanetas mais atraentes descobertos na História recente.
Via Yahoo! News.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.