O escritor mineiro Silviano Santiago recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. A cerimônia foi na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O júri descreveu Santiago como um pensador capaz de fazer intervenções culturais e cívicas de grande relevância, e destacou a sua contribuição para a promoção da língua portuguesa no mundo.
Santiago, que é natural de Formiga, Minas Gerais, tem 87 anos e publicou cerca de 30 livros, entre eles Mil Rosas Roubadas (2014) e Machado (2016). O também poeta e professor é considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade.
SOBRE PRÊMIO CAMÕES
O Prêmio Camões (ou Prémio Camões, em Portugal) é um prémio literário instituído pelos Governos de Portugal e do Brasil em 1988 a fim de estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o patrimônio literário e cultural da Língua Portuguesa.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.