Qualquer biblioteca (seja pública, escolar ou de um condomínio) que diga ter 4 mil livros já é algo admirável. Agora, imagine uma cujo acervo seja mil vezes maior. Esta é a Shenzhen Library North, localizada em Longhua, Shenzhen, na província de Guangdong, e que abriga um impressionante sistema de armazenamento subterrâneo com 4 milhões de obras em um espaço totalmente automatizado.
A maior ‘fortaleza subterrânea de livros’ da China
O edifício da Shenzhen Library North possui 72 mil metros quadrados distribuídos em seis andares acima do solo e três subsolos. O local tem capacidade para 8 milhões de livros e oferece 2.500 lugares para leitura.
Sua arquitetura, que segue o estilo do novo prédio do Museu de Arte de Shenzhen, apresenta uma fachada branca simples, porém dinâmica, que permite a entrada de luz natural, criando uma atmosfera acolhedora tanto de dia quanto à noite. Além disso, o espaço oferece diversas áreas funcionais, incluindo salas de aprendizagem multiuso, salões de exposição, laboratórios digitais, salas de pesquisa e áreas interativas.
+ Arábia Saudita terá a maior montanha-russa do mundo
+ London Eye: roda-gigante de Londres completa 25 anos
+ Correio da Dinamarca extinguirá entrega de cartas após 400 anos
O sistema de armazenamento inteligente, localizado no terceiro subsolo (a 18 metros de profundidade), ocupa 3 mil metros quadrados — equivalente a sete quadras de basquete — e utiliza braços robóticos para a busca dos livros em minutos. Um vídeo divulgado no X (antigo Twitter) mostra parte do processo operacional, destacando a eficiência da estrutura.
Uma biblioteca gigante, mas há maiores pelo mundo
Se você achou a Shenzhen Library North enorme, veja outras bibliotecas que impressionam pelo tamanho e pelo acervo:
🏛️ Biblioteca do Congresso (EUA): é a maior do mundo, com mais de 170 milhões de itens, incluindo livros, manuscritos e mapas. O complexo ocupa três edifícios em Washington.
📜 British Library (Reino Unido): possui mais de 150 milhões de itens, com uma coleção que inclui manuscritos históricos, como os de Leonardo da Vinci.
🏢 Biblioteca Nacional da China (Pequim): a terceira maior do mundo, com um acervo de mais de 41 milhões de obras. O edifício ocupa 250.000 m².