A China iniciou o primeiro estágio da produção em lotes da aeronave anfíbia de grande porte AG600, desenvolvida pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC). A entrega da peça do nariz ocorreu no último dia 30 de junho, marcando a transição do desenvolvimento para a produção em série.
Leia também: Robô ganha rosto com pele viva criada em laboratório
A montagem final da aeronave será realizada pela AVIC General Huanan Aircraft Industry Co., Ltd. na província de Guangdong. Quatro aviões AG600 estão atualmente realizando testes de voo para verificar o desempenho e a conformidade com os padrões de aeronavegabilidade.
AG600 é versátil e indicado para diferentes tipos de missões
A aeronave AG600 deve obter seu certificado de tipo até o final deste ano. Esta série de aeronaves foi desenvolvida para missões de resgate, como combate a incêndios e busca e salvamento marítimo.
Leia também: Maior avião cargueiro do mundo combate incêndios no Pantanal
Segundo informações da agência de notícias Xinhua, a AVIC está focada em desenvolver a capacidade anfíbia, versatilidade e adaptação do avião a várias missões. Estas incluem monitoramento ambiental, detecção de recursos, transporte de passageiros e cargas.
Primeiro avião elétrico chinês
Em janeiro desse ano, a China anunciou que o AG60E, o primeiro avião elétrico do país asiático, concluiu com sucesso seu primeiro voo, realizado na província de Zhejiang, no leste do país.
O projeto serviu para acumular experiência para eletrificar aviões convencionais. A aeronave elétrica tem um comprimento total de 6,9 metros, envergadura de 8,6 metros e velocidade máxima de cruzeiro de 185 km/h.
Mais sobre aviões
• Minissérie Santos Dumont estreia na TV Brasil
• NASA apresenta sua proposta para um avião supersônico silencioso
• Piloto egípcio morre durante o voo, forçando o copiloto a mudar rota
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.