Amostras lunares da Chang'e-6 são exibidas na 15ª Airshow China | Mundo & História

Um pesquisador mostra uma amostra lunar nos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (CAS) em Pequim, em 24 de setembro de 2024. (Xinhua/Jin Liwang)

As amostras lunares da missão chinesa Chang’e-6, coletadas do lado escuro da Lua e trazidas em junho deste ano, foram exibidas nesta segunda-feira (11) na 15ª Airshow China, exposição internacional de aviação e aeroespaço da China.

📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp

De acordo com informações da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês), o solo lunar em exibição, pesando aproximadamente 75 mg, é a primeira amostra da Chang’e-6 levada a público. Ele foi coletada da maior, mais profunda e mais antiga cratera de impacto no lado escuro da Lua, onde a crosta lunar é mais fina.

O público poderá ver o material de perto no evento, que acontecerá de 12 a 17 de novembro em Zhuhai, cidade na Província de Guangdong, no sul do país. “Espera-se que as amostras lunares atraiam um interesse público significativo”, disse Zhang Tao, funcionário da CNSA.

Outros itens em exibição na Airshow China

A exposição também apresenta a cápsula de retorno da missão Chang’e-6, o paraquedas que entregou as amostras lunares à Terra e o contêiner selado usado para a coleta do solo lunar.

Amostras do lado escuro da Lua

A missão Chang’e-6 da China trouxe de volta, em junho deste ano – e pela primeira vez na história da humanidade –, quase 2 mil gramas de amostras do lado escuro da Lua. As amostras têm um significado científico único, pois aprimorarão ainda mais a compreensão da evolução lunar, acelerarão o ritmo da exploração pacífica e da utilização dos recursos lunares e servirão como um ativo importante para toda a humanidade.

+ China desenvolve ‘tijolos lunares’ para futura construção de bases lunares

+ LignoSat: primeiro satélite de madeira do mundo segue para o espaço

+ Chefe da Nasa diz que astronautas voltarão à Lua em 2026

A Airshow China está programada para 12 a 17 de novembro em Zhuhai, cidade na Província de Guangdong, no sul da China. Desde sua criação em 1996, ela se tornou uma importante vitrine para a apresentação de tecnologias e equipamentos avançados de aviação e aeroespaciais nacionais e internacionais.

Com informações da agência de notícias Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!