Uma pane informática global provocou paralisação de voos e aeroportos e problemas em serviços bancários e de comunicação em diversos países do mundo nesta sexta-feira (19).
O problema começou na empresa de segurança digital CrowdStrike e afeta sobretudo usuários de sistemas da Microsoft, que disse ter adotado “ações de mitigação” para tentar minimizar os transtornos.
Em nota, a multinacional fundada por Bill Gates disse que os usuários “podem não conseguir acessar aplicativos e serviços” da família de softwares Microsoft 365, mas apontou que os sistemas já apresentam “melhoras”.
Por sua vez, a CrowdStrike confirmou as “anomalias” e garantiu que sua equipe técnica “trabalha ativamente para resolver o problema”. Segundo a empresa, a pane ocorreu devido a uma falha de atualização no software contra ataques informáticos Falcon.
Em função do apagão cibernético, o Aeroporto Internacional de Berlim, na Alemanha, suspendeu as operações de pouso e decolagem, enquanto as companhias aéreas American Airlines, Delta e United, dos Estados Unidos, colocaram todos os seus aviões no chão – a primeira já retomou as operações.
Transtornos aéreos e ferroviários por conta do apagão
Outras empresas de aviação civil, como Air France, ITA Airways, Ryanair e Turkish Airlines, também registraram problemas devido ao blecaute informático, que ainda atingiu os aeroportos de Amsterdã-Schiphol e Eindhoven, na Holanda.
Também há relatos de transtornos em serviços aéreos e ferroviários em países como Austrália, Espanha, Índia, Malásia e Reino Unido, além de Hong Kong.
Até o momento, não há notícias de problemas no Brasil. (ANSA)
CrowdStrike diz que falha foi ‘identificada e isolada’
A CrowdStrike informou que a falha na origem do problema já foi “identificada e isolada” e que “uma correção foi distribuída”.
Em mensagem no X, o CEO da empresa, George Kurtz, explicou que o defeito foi detectado em uma atualização para servidores Windows. “Servidores Mac e Linux não foram impactados. Isso não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético”, afirmou o executivo.
“Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes”, acrescentou.
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