Uma nova estátua semelhante a uma esfinge e os restos de um santuário foram descobertos no Egito durante uma missão de escavação em Qena, no sul do país, nas margens orientais do rio Nilo. No entanto, historiadores acreditam que a escultura seja de origem romana.
De acordo com Mamdouh Eldamaty, ex-ministro de antiguidades e professor de egiptologia na Universidade Ain Shams, em um comunicado do ministério de turismo e antiguidades do Egito, disse que o santuário foi esculpido em calcário e consistia em uma plataforma de dois níveis. Em seu interior foram encontrados uma bacia feita de tijolos de barro para armazenamento de água. Segundo Eldamaty, a bacia abrigava a sorridente estátua. O professor a descreveu como tendo “características faciais reais” e tinha um “sorriso suave” com duas covinhas.
Leia também: Fóssil de formiga gigante é encontrado no Canadá e intriga pesquisadores
Ainda de acordo com Eldamaty, a escultura pode representar o imperador romano Cláudio, o quarto imperador romano que governou de 41 a 54, mas destacou que mais estudos são necessários para verificar o dono e a origem da estrutura. As escavações ainda estão em andamento.
SOBRE AS ESFINGES
Esfinges são imagens icônicas de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, presente tanto na mitologia grega, quanto na arquitetura egípcia.
A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística geralmente tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, geralmente a de um faraó. São vistas como guardiãs na estatuária egípcia e, segundo alguns estudiosos, também usada para demonstração de poder.
De acordo com o professor, o trabalho na região onde de Qena continuará por um bom tempo, já que as escavações no local podem “acrescentar muito à história da civilização egípcia nas eras grega e romana”.
Via CNN Brasil.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.