A Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês) emitiu um certificado de tipo para o dirigível civil tripulado AS700, desenvolvido de forma independente no país, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O Instituto de Pesquisa de Veículos Especiais da AVIC desenvolveu o dirigível civil AS700 em conformidade com os regulamentos de aeronavegabilidade da CAAC e também possui direitos de propriedade independentes sobre esse dirigível tripulado, disse a AVIC, principal fabricante de aeronaves da China.
Características do AS700
O dirigível tripulado de cápsula única tem um trem de pouso de ponto único. Possui peso máximo de decolagem de 4.150 kg, alcance máximo de voo de 700 km e resistência máxima de 10 horas. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, a aeronave tripulada pode transportar até 10 pessoas, incluindo o piloto.
Leia também: China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
Como um novo modelo considerado leve e quase equilibrado, o AS700 é capaz de fazer decolagem e pouso curtos e decolagem e pouso verticais. Ele é usado principalmente para passeios aéreos, resgate de emergência, segurança urbana, entre outros campos, segundo a AVIC.
Entendendo o conceito de dirigível
Um dirigível é basicamente um aeróstato que pode ser controlado. Ao contrário dos aeródinos (a designação genérica de aeronaves mais pesadas que o ar, dotadas ou não de meios próprios de propulsão, como os aviões), os dirigíveis sustentam-se através de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso que o ar atmosférico, como, por exemplo, o gás hélio ou mesmo hidrogênio.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.