Balões solares registram estrondos misteriosos da estratosfera da Terra | Mundo & História

Um balão movido a energia solar levanta voo com instrumentos científicos / Cortesia Sandia National Laboratories

À primeira vista, a estratosfera da Terra parece calma e silenciosa. Mas quando os pesquisadores lançaram balões movidos a energia solar a 70 mil pés, eles detectaram um mundo acústico oculto – incluindo ruídos misteriosos sem uma origem conhecida.

Os ruídos são “infrassom”, inaudíveis para o ouvido humano – assim como a luz no espectro infravermelho é invisível ao olho humano. Quando gravados com instrumentos especializados e acelerados algumas milhares de vezes, soam como sussurros abafados.

Balões solares registram estrondos misteriosos da estratosfera da Terra | Mundo & História
Um balão movido a energia solar levanta voo com vários instrumentos científicos / Foto: Cortesia Sandia National Laboratories

Alguns sons captados pelos balões têm uma fonte clara. Por exemplo, um murmúrio baixo captado, semelhante ao suspiro ouvido quando uma concha é colocada próxima ao ouvido, é o som distante das ondas do mar batendo umas nas outras. Mas outros estalos intermitentes desafiam a explicação.

Leia também: Cientistas observam estrela parecida com o Sol engolindo um planeta

“Passamos uma quantidade excessiva de tempo discutindo sobre o que são as coisas”, disse Siddharth Krishnamoorthy, tecnólogo de pesquisa do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

“Eu tenho feito isso há cerca de 10 anos e, você sabe, o fato de que há sons misteriosos que eu não entendo é preocupante, mas não é como uma revelação”, disse Daniel Bowman, cientista principal do Sandia National Laboratories, que constrói e lança os balões movidos a energia solar. As descobertas foram apresentadas por Bowman durante a 184ª reunião da Acoustical Society of America, em Chicago.

Entender os sons é mais do que uma busca intelectual. Segundo o diário americano The Washington Post, os cientistas que lançam balões na Terra querem usar nosso planeta como um banco de testes para interpretar gravações baseadas em balões. Isto para que possamos um dia enviar balões semelhantes para estudar outros mundos.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!