A China lançou ao espaço um novo satélite de retransmissão nesta quarta-feira (20) para fornecer serviços de comunicação Terra-Lua, uma etapa chave para suas futuras missões de exploração lunar, como colher amostras do lado oculto da Lua. A informação é da agência de notícias Xinhua.
Um foguete Longa Marcha-8, carregando o satélite chamado Queqiao-2, ou magpie bridge-2, subiu ao céu às 8h31 do local de lançamento espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China.
Satélite enviado com sucesso
Após 24 minutos de voo, o satélite se separou do foguete e entrou na órbita de transferência planejada entre a Terra e a Lua, com o perigeu a 200 quilômetros e o apogeu a 420 mil quilômetros. Os painéis solares e as antenas de comunicação do satélite foram desdobrados, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.
O instrumento deve enviar sinais para ajudar em uma missão prevista para maio deste ano com robôs. Os chineses esperam que o satélite também ajude nos planos de enviar uma missão tripulada para a Lua em 2030.
Em tempo: telescópio chinês irá procurar exoplanetas
Um grande telescópio espectroscópico, projetado para procurar exoplanetas [um planeta fora do nosso Sistema Solar], está programado para ser concluído e colocado em operação no noroeste da China em 2026, segundo sua desenvolvedora, a Universidade Jiaotong de Shanghai.
O telescópio, denominado Telescópio Espectroscópico da Universidade Jiaotong, será construído na Montanha Saishiteng, perto da cidade de Lenghu, onde a Província de Qinghai estabeleceu um local de observação astronômica.
Com um espectrômetro de alta precisão, o telescópio será o primeiro do tipo no mundo. É esperado que o novo aparelho aumente de forma significativa a eficiência da detecção de exoplanetas.
Mais sobre a China
• Pequim inaugura passeios de helicóptero sobre a Grande Muralha
• Robôs humanoides chineses são apresentados em Pequim
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.