O Parque Arqueológico do Coliseu, um dos principais monumentos de Roma, abrirá suas portas para visitas noturnas a partir desta quinta-feira (4).
A experiência guiada “Uma Noite no Coliseu” terá duração de aproximadamente 60 minutos e inclui visitas ao primeiro nível do monumento, ao piso da arena e ao subsolo.
Ao todo, poderão participar no máximo 25 pessoas em cada grupo.
De exposições a recordações de lutas de gladiadores: atrações da visita noturna do Coliseu
A iniciativa, disponível sempre às quintas-feiras, das 20h à meia-noite, busca contar a história do Coliseu do ponto de vista dos espectadores e dos protagonistas dos espetáculos que eram realizados no anfiteatro incluindo caçadas e lutas de gladiadores.
O percurso também inclui a nova exposição permanente “Espetáculos na Arena Coliseu – Os protagonistas”, com curadoria de Alfonsina Russo, Federica Rinaldi e Barbara Nazzaro.
Leia também: Grécia limita visitas à Acrópole devido a calor extremo
Os visitantes ainda poderão observar uma projeção holográfica com os gladiadores avançando na escuridão do criptopórtico oriental – que, na época romana, ligava a arena aos ginásios construídos pelo imperador Domiciano –, juntamente com as reconstruções das armaduras reproduzidas a partir das originais preservadas nos principais museus italianos e internacionais.
Por fim, o percurso explora a estrutura dos corredores subterrâneos através de um passeio ao luar e, depois de subir as escadas sob a Porta do Triunfo, os visitantes concluem a experiência com visualização da instalação multimídia “A pintura de Jerusalém”. ANSA.
3 curiosidades sobre o Coliseu
Origem e nome: originalmente conhecido como Anfiteatro Flaviano (Amphitheatrum Flavium em latim), o Coliseu foi iniciado pelo imperador Vespasiano em 72 d.C. e completado por seu filho Tito em 80 d.C. O nome “Coliseu” é derivado de uma estátua colossal do imperador Nero que ficava próxima ao anfiteatro;
Capacidade e uso: o Coliseu podia acomodar entre 50 mil e 80 mil espectadores. Ele foi usado para uma variedade de eventos, incluindo combates de gladiadores, execuções públicas, caçadas de animais selvagens, reconstituições de batalhas famosas e dramas mitológicos. Durante eventos especialmente grandiosos, o Coliseu era até mesmo inundado para encenar batalhas navais simuladas, conhecidas como naumaquias;
Sistema de entrada e saída: o Coliseu possuía um sistema avançado de entrada e saída, com 80 entradas numeradas, que permitiam a entrada e saída rápida e eficiente dos espectadores. Esse sistema é considerado um precursor dos modernos estádios esportivos, onde a gestão de grandes multidões é crucial para a segurança e a logística dos eventos.
Mais sobre atrações e pontos turísticos
• Empire State Building em NY é eleito a melhor atração do mundo
• Cidade italiana inaugura ponte tibetana mais alta da Europa
• Pequim inaugura passeios de helicóptero sobre a Grande Muralha
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.