O Cubo Mágico, também conhecido como Cubo de Rubik (ou Rubik Cube, no inglês), está completando 50 anos de existência neste mês de julho. O famoso quebra-cabeça foi criado pelo professor húngaro de arquitetura Ernő Rubik (nascido em Budapeste e hoje com 79 anos de idade), que o desenvolveu em 1974 como uma ferramenta de ensino para ajudar seus alunos a entenderem conceitos tridimensionais.
Uma breve história do Cubo Mágico
Foi por volta de seu 30º aniversário, em julho de 1974, que Rubik – que também é designer e escultor – criou a estrutura inicial e percebeu o potencial intrigante da engenhoca. E foi somente depois de brincar intermitentemente por alguns meses com sua criação é que ele resolveu o Cubo pela primeira vez.
Rubik apresentou um pedido de patente em janeiro de 1975 e, no final de 1977, o Cubo Mágico estreou nas lojas de brinquedos da Hungria. Segundo conta o próprio, viajantes degustavam o novo brinquedo “na bagagem, ao lado de outras iguarias húngaras, como salsicha e vinho Tokaji”, lembrou (via The New York Times).
Após o incontestável sucesso no país europeu, era hora de ganhar o mundo. O Cubo tornou-se extremamente popular depois de ser lançado internacionalmente em 1980, transformando-se em um dos brinquedos mais vendidos e conhecidos em todo o mundo.
O Cubo tradicional: movimento básico e objetivo
O Cubo de Rubik tradicional consiste em um cubo 3x3x3, composto por 26 pequenos cubos (ou “cubies”, no inglês), que giram em torno de um núcleo central. Esse cubo tradicional, que ficou popular em todo o mundo, tem seis faces, cada uma de uma cor diferente (tradicionalmente branco, amarelo, vermelho, verde, azul e laranja).
Cada face do cubo pode girar em intervalos de 90 graus, permitindo uma variedade de combinações e posições diferentes. Um cubo 3x3x3 padrão pode ter até 43 quintilhões (43.252.003.274.489.856.000) de combinações possíveis. O objetivo do Cubo de Rubik, ou seja, a brincadeira ou o desafio propriamente dito, é embaralhar o cubo e, em seguida, girar as faces para que cada face do cubo retorne a ter uma única cor uniforme.
Competições de Cubo Mágico
Competições de Cubo de Rubik, conhecidas como campeonatos de speedcubing, são realizadas em todo o mundo e atraem milhares de competidores que se desafiam a resolver o quebra-cabeça no menor tempo possível.
Leia também: Empire State Building em NY é eleito a melhor atração do mundo
Esses eventos são organizados principalmente pela World Cube Association (WCA), que é a entidade oficial que regulamenta as competições de Cubo de Rubik em nível mundial. Existem diversos campeonatos oficiais pelo mundo, sendo o Campeonato Mundial de Cubo de Rubik, realizado a cada dois anos, o evento mais prestigiado no mundo do speedcubing.
Nos campeonatos existem diversos tipos de competição, e listamos alguns abaixo:
• 3x3x3: a categoria mais comum, onde os competidores resolvem o cubo tradicional de 3x3x3;
• 2x2x2 até 7x7x7: competições para cubos de tamanhos diferentes, variando de 2x2x2 até 7x7x7;
• Resolução com os pés: os competidores resolvem o cubo usando apenas os pés;
• Blindfolded: a resolução do cubo de olhos vendados após memorizar as posições das peças;
• One-handed: resolução do cubo com uma mão só;
• Fewest Moves: o objetivo é resolver o cubo com o menor número de movimentos possíveis;
• Multiblind: resolver vários cubos de olhos vendados consecutivamente.
Onde comprar
Deixamos aqui duas sugestões de Cubo Mágico disponíveis na Amazon. O modelo Tradicional vem com as seis cores tradicionais. Já o Warrior, traz cores diferentes e vibrantes. Ambos são modelos profissionais e podem ser vistos também na nossa editoria Shopping.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.