Pela primeira vez na história, a Arábia Saudita testemunhou uma nevasca, e as imagens da região de Al-Jawf coberta de branco surpreenderam o mundo.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
Em um país onde as temperaturas frequentemente atingem 55 °C, a visão de montanhas e paisagens desérticas cobertas de neve causou alvoroço nas redes sociais, reforçando também as discussões sobre o impacto das mudanças climáticas.
De acordo com o Centro Nacional de Meteorologia (NCM), esse evento raro é consequência de um sistema de baixa pressão no Mar Arábico que trouxe umidade ao deserto, combinando-se com o calor intenso da região e gerando tempestades, granizo e neve. O fenômeno tornou o ambiente árido, agora repleto de rios.
Monte Fuji sem neve
No mês passado, uma cena rara – e preocupante – aconteceu no Japão: pela primeira vez em 130 anos, o Monte Fuji, famoso símbolo do país asiático, ficou sem neve durante o mês de outubro.
O topo do vulcão começa a ser coberto de gelo no início do mês, o que não ocorreu esse ano. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a falta de nevascas ocorreu devido às mudanças climáticas e ao verão mais quente já registrado no país.
Deserto do Saara mais verde e com lagos
Também em outubro deste ano, o deserto do Saara, conhecido pelas vastas paisagens áridas, passou por um fenômeno climático raro. Partes da região, especialmente no Marrocos, foram atingidas por chuvas intensas que, em apenas dois dias, superaram a média anual.
+ 2024 será 1º ano a superar aquecimento de 1,5 °C
+ NASA e Smithsonian inauguram exposição sobre mudanças climáticas
+ Vida selvagem está diminuindo em ritmo alarmante, aponta relatório da WWF
Segundo os meteorologistas, as chuvas deste ano foram as mais intensas em quase meio século, resultando na formação de lagos temporários em áreas que estiveram secas por décadas.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.