Cientistas nomearam um novo grupo de borboletas em homenagem ao vilão Sauron, dos romances de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Os pesquisadores escolheram o nome Saurona porque os anéis pretos nas asas laranjas do inseto lembram “o olho que tudo vê”, descrito nos livros.
O Museu de História Natural de Londres espera que o título chame a atenção para a espécie e ajude a gerar mais pesquisas. Duas espécies de borboletas foram adicionadas ao recém-nomeado gênero Saurona. Saurona triangular e Saurona aurigera são os membros inaugurais do grupo, mas espera-se que outras muitas espécies se juntem a estas.
Leia também: Fósseis de 52 milhões de anos revelam nova espécie de morcego
O nome foi escolhido pela Dra. Blanca Heurtas, curadora das borboletas do museu, que faz parte de uma equipe internacional que descreveu o novo gênero em um artigo publicado na revista científica Systematic Entomology. De acordo com informação da BBC, um grupo de trinta pesquisadores de todo o mundo passou uma década estudando a subtribo de borboletas Euptychiina.
Sauron já rendeu homenagens a outras criaturas
Os cientistas analisaram mais de 400 espécies diferentes de borboletas e usaram técnicas para identificar as diferenças entre elas em nível genético, bem como por sua aparência.
Saurona triangula e Saurona aurigera não são as primeiras criaturas a receber o nome de Sauron. O flamejante olho do vilão também foi referenciado nos nomes de um besouro de esterco, um sapo e um dinossauro.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.