Planeta do tamanho da Terra é dominado por vulcanismo generalizado | Mundo & História

Chris Smith / NASA Goddard Space Flight Center

Um planeta do tamanho da Terra e orbitando uma estrela vizinha à nossa galáxia está oferecendo grandes evidências de atividades vulcânicas além do nosso Sistema Solar. Na última quarta-feira (17), cientistas disseram que o planeta, o terceiro detectado orbitando a mesma estrela, deve estar repleto de vulcões.

O exoplaneta LP 791-18 d, tão coberto de vulcões quanto a lua de Júpiter, Io – o corpo mais vulcanicamente ativo em nosso sistema –, se mostrou um mundo rochoso e cheio de acidentes geográficos constantemente atormentado por erupções.

Leia também: Cientistas observam estrela parecida com o Sol engolindo um planeta

“Não há ainda qualquer evidência observacional direta de vulcanismo em exoplanetas, mas este planeta é um candidato particularmente provável”, disse o professor de astronomia da Universidade do Kansas, Ian Crossfield, um dos autores do estudo publicado na revista científica Nature.

Outras características do planeta alienígena

O vulcânico planeta apresenta outra peculiaridade: ele não gira, tendo um lado perpetuamente iluminado pelo dia e o outro completamente na escuridão.

“No lado iluminado pelo dia, é muito quente para haver água líquida, então provavelmente é muito seco e quente — provavelmente um deserto. No lado noturno, há possivelmente uma grande geleira”, disse o coautor do estudo, Björn Benneke, chefe do grupo de astronomia da Universidade de Montreal.

Como realmente deve ser este exoplaneta?

O LP 791-18 d foi encontrado pelo TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, e pelo recentemente aposentado Telescópio Espacial Spitzer, em combinação com dados adquiridos por observatórios terrestres em todo o mundo.

O exoplaneta está localizado na Via Láctea, a cerca de 86 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar. Em nosso sistema, além de algumas luas de Júpiter, os planetas Terra e Vênus também são vulcanicamente ativos.

Mais pesquisas ainda serão necessárias para confirmar como o LP 791-18 d realmente se parece. No entanto, se as descobertas forem verdadeiras, ele pode se tornar um dos exoplanetas mais atraentes descobertos na História recente.

Via Yahoo! News.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!