Uma explosão em um gasoduto em Putra Heights, no estado de Selangor, próximo à capital da Malásia, Kuala Lumpur, formou uma enorme nuvem de fogo em formato de cogumelo na manhã desta terça-feira (1º).
O incêndio, que alcançou mais de 20 metros de altura — e que pôde ser visto a quilômetros de distância —, foi causado pelo rompimento de um duto subterrâneo da Petronas, companhia nacional de petróleo.
De acordo com a empresa, o vazamento ocorreu por volta das 8h10 (horário local), e o trecho afetado foi isolado. Três postos de gasolina próximos ao local foram fechados preventivamente, mas não foram atingidos pelas chamas. As causas do acidente ainda estão sob investigação.
Impactos do incêndio e do cogumelo de fogo
Mais de 100 pessoas ficaram feridas, algumas com queimaduras graves. Moradores relataram que as janelas e portas de suas casas tremeram com a explosão. Vídeos da bola de fogo se espalharam rapidamente nas redes sociais.
+ Maior avião cargueiro do mundo combate incêndios no Pantanal
+ Incêndios zumbis: o fenômeno do fogo na neve que preocupa o Canadá
+ Colunas de fumaça do vulcão Etna chegam a quase 10 km de altura
O Corpo de Bombeiros de Selangor enviou dezenas de profissionais para controlar as chamas. Como medida de segurança, moradores das áreas próximas foram evacuados e levados a uma mesquita temporariamente. O governo local afirmou que a situação está sendo monitorada.