Paleontólogos da Argentina encontraram na região da Patagônia os restos de uma nova espécie gigantesca de dinossauro herbívoro de pescoço longo. Segundo os pesquisadores, o animal é um dos maiores já encontrados.
A descoberta ocorreu na Reserva Natural Pueblo Blanco, e os ossos do dinossauro eram tão grandes que fizeram a van que os transportaram a um laboratório de Buenos Aires tombar. Felizmente ninguém ficou ferido e os fósseis permaneceram intactos.
De acordo com o paleontólogo Nicolás Chimento, o incidente fez com que os cientistas batizassem a nova espécie de “Chucarosaurus diripienda“, que significa cozido e mexido, pois os ossos rolaram e sobreviveram ao acidente.
O maior dinossauro já descoberto no local
Pesando 50 toneladas e apresentando 30 metros de comprimento, o Chucarosaurus é o maior dinossauro já descoberto na província do Rio Negro, uma região montanhosa. A espécie teria habitado a região no período Cretáceo Superior, ao lado de predadores e outros animais como tartarugas marinhas e peixes.
Leia também: Descoberto dinossauro com pescoço 3 metros mais longo que um ônibus
O osso do fêmur da criatura, que mede 1,90 metro, foi dividido em três partes. Cada uma das partes pesa mais de 100 quilos e, ainda segundo os pesquisadores, foram necessárias pelo menos três pessoas para erguer cada uma.
A região da Patagônia é famosa por ter sido residência dos maiores dinossauros herbívoros do planeta. Entre as criaturas que viveram lá, está o colossal Patagotitan mayorum, considerado o maior dinossauro já descoberto. Os cientistas ainda não sabem explicar por que as espécies cresceram tão rápido – em alguns casos, nunca pararam de crescer durante a vida.
Via CNN.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.