Grande telescópio da China para busca de exoplanetas estará operacional em 2026 | Mundo & História

Foto aérea de 12 de abril de 2023 mostra o projeto do telescópio astronômico do observatório Lenghu, em construção na Província de Qinghai, no noroeste da China. (Xinhua/Chen Jie)

PEQUIM (Xinhua) – Um grande telescópio espectroscópico, projetado para procurar exoplanetas [um planeta fora do nosso Sistema Solar], está programado para ser concluído e colocado em operação no noroeste da China em 2026, segundo sua desenvolvedora, a Universidade Jiaotong de Shanghai.

Leia também: Ariel, o telescópio espacial que irá analisar mil exoplanetas

O telescópio, denominado Telescópio Espectroscópico da Universidade Jiaotong, será construído na Montanha Saishiteng, perto da cidade de Lenghu, onde a Província de Qinghai estabeleceu um local de observação astronômica.

Exoplanetas em vista: espectrômetro de alta precisão

Com uma abertura de 4,4 metros, o instrumento pode facilitar a troca rápida entre fontes-alvo, o que permite observações espectrais oportunas. De acordo com os cientistas, espera-se que ele alcance uma série de resultados de pesquisa inovadores em vários campos, incluindo astronomia no domínio do tempo e exploração de exoplanetas.

“O telescópio continuará sendo o telescópio espectral mais dominante na China por um período considerável de tempo”, disse a universidade em um comunicado.

Leia também: Sonda lunar chinesa Chang’e-6 deve ser lançada no primeiro semestre de 2024

Seu espectrômetro de alta precisão permitirá observações espectrais simultâneas de vários alvos e de alta precisão, tornando-o o primeiro de seu tipo no mundo. Espera-se que o telescópio aumente significativamente a eficiência da detecção de exoplanetas, destacou.

Mais sobre espaço

Exoplaneta do tamanho da Terra é dominado por vulcanismo generalizado
Astrônomos detectam oceano em ‘Estrela da Morte’ de Saturno
Cosmonauta russo quebra recorde mundial de tempo no espaço
Satélite europeu encontra colônia desaparecida de pinguins
NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!