Ingenuity deixa de funcionar após quase três anos em Marte | Mundo & História

NASA/JPL-Caltech

Após exceder em muito sua missão planejada, o helicóptero Ingenuity, levado pelo rover Perseverance a Marte em fevereiro de 2021, acabou sofrendo danos em uma de suas hélices e não poderá mais voar.

Projetado para realizar apenas cinco voos de teste num período de um mês, o pequeno helicóptero realizou 72 voos, acumulando 17,2 km de distância em 2:08h de voo.

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O Ingenuity é o primeiro artefato voador enviado a outro planeta. Como uma homenagem, ele leva consigo um pequeno pedaço do tecido da asa do avião Flyer, utilizado pelos Irmãos Wright em seu histórico voo de 1903.

Em seu último voo, no dia 18, o Ingenuity perdeu contato com o Perseverance pouco antes do pouso. Os engenheiros da NASA conseguiram restabelecer o contato com ele no dia 20 e puderam certificar-se de que ele está pousado na posição correta e seus sistemas estão operando. Entretanto, imagens obtidas de suas câmeras mostram, através das sombras, que uma das hélices perdeu uma parte de sua ponta, o que inviabiliza qualquer nova tentativa de voo.

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NASA/JPL-Caltech

Ingenuity durou muito mais do que o esperado

Ainda não se sabe se a hélice quebrou-se num choque com o solo ou se a quebra deve-se à fadiga do material – afinal de contas, para compensar a tênue atmosfera marciana e criar sustentação, as pás do Ingenuity precisam girar muito mais velozmente do que se estivessem na atmosfera da Terra. Mesmo assim, ele durou muito mais do que o tempo para o qual foi construído e coletou dados importantes que certamente contribuirão nas próximas missões.

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Durante seus voos, o Ingenuity geralmente mantinha-se nas proximidades do Perseverance – ou era alcançado por ele após algum tempo –, pois toda sua comunicação com a Terra é realizada através dele. Em sua exploração, ele atingiu uma altitude máxima de 24m (voo 61), voou por 169,5 segundos em um só voo (voo 12), percorreu em um só voo a distância máxima de 708,91m (voo 25) e atingiu uma velocidade máxima em relação ao solo de 10 m/s (voo 62).

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