O Zoológico de Madri implementou uma assistente digital, baseada em inteligência artificial (IA) e biologia sintética, a fim de enriquecer a experiência de seus visitantes. Chamada de Irenia, a nova assistente agora oferece suporte completo aos pandas gigantes Jin Xi e Zhu Yu, que chegaram da China em abril deste ano.
Irenia, que antes já aparecia como Irene nas redes sociais do zoológico, como no TikTok, agora vai além de apenas fornecer dados educacionais. Posicionada em uma tela interativa próxima ao recinto dos pandas, ela responde em tempo real às perguntas dos visitantes sobre os dois animais e outros temas do zoológico.
Por trás da nova assistente do zoológico
Desenvolvido por especialistas em cibersegurança, experiência do consumidor e big data, o sistema da Irenia é capaz de se adaptar ao perfil do público, reconhecendo se está interagindo com adultos, crianças ou visitantes com deficiência. Ela oferece suas respostas em inglês e espanhol, utilizando vídeos e ilustrações para tornar a interação mais dinâmica e informativa.
Para Sergio Palomo, diretor de marketing do zoológico, a implementação da IA representa um avanço tanto no entretenimento quanto na educação. “Com Irenia, não apenas demos um grande passo para melhorar a experiência do visitante no zoológico, mas também estabelecemos as bases para como a inteligência artificial revolucionará positiva e dinamicamente a educação e o entretenimento”, afirmou.
Jin Xi e Zhu Yu, nascidos em 2020, devem permanecer na Espanha pelos próximos 10 anos como parte de um acordo de proteção de pandas gigantes com a China. O Zoológico de Madri já havia recebido pandas em 1978, mantendo uma longa tradição de cuidar desses animais raros.
A “cuidadora virtual” Irenia
Em seu site oficial, o Zoológico de Madri criou uma página especialmente para apresentar Irenia, onde destacaram as principais características e o funcionamento da “cuidadora virtual”.
“No Zoo, contamos com uma nova cuidadora muito especial, tão especial que se pode dizer que é uma verdadeira máquina! Trata-se de Irenia, o clone virtual de Irene, uma cuidadora de mamíferos marinhos que criamos utilizando inteligência artificial (IA) e a tecnologia mais avançada do mercado.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
Irenia foi criada para responder às perguntas dos visitantes, através de uma tela sensível ao toque e um microfone. Ela é capaz de entender o público e responder de forma imediata, como uma verdadeira especialista cuidadora virtual!
Atualmente, é um protótipo especializado no panda gigante, mas suas habilidades vão muito além. Ela utiliza vídeos e infográficos para ilustrar suas respostas e se conectar completamente com nossos visitantes. Além disso, pode contar piadas, sugerir onde comer, o que ver e até indicar o banheiro mais próximo, tanto em espanhol quanto em inglês, embora em breve suporte muitos outros idiomas. Você vai vir conhecê-la?”, diz o texto no site.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Leia também:
• Conheça o primeiro zoológico holográfico do mundo
• Família de gorilas chega a parque no interior de São Paulo
• Terra dos Dinos inaugura o maior trenó de montanha da AL