(ANSA) – A Islândia declarou estado de emergência no sul do país após uma nova erupção de um vulcão na península de Reykjanes.
Ao todo, as autoridades do país escandinavo já decretaram emergência quatro vezes desde dezembro em virtude do fenômeno.
Leia também: Geólogo alerta para mudanças climáticas: ‘tempos difíceis virão’
O Gabinete de Meteorologia da Islândia (IMO) tranquilizou os moradores da região ao informar que o fluxo da lava é “lento e constante”, mas grande parte da cidade de Grindavik já foi evacuada.
Impacto do vulcão nas estruturas locais
Os especialistas acrescentaram que a lava chegou a atingir as defesas orientais do município, além de estar por volta de 200 metros de distância da principal rede hídrica da região, localizada nas proximidades da usina de energia de Svartsengi.
Leia também: Geleiras dos Alpes serão reduzidas à metade até 2050, diz estudo
A Defesa Civil islandesa alertou que tudo o que poderia ser feito para proteger Grindavik da lava já foi realizado e que a maior preocupação continua sendo o impacto nas infraestruturas locais. (ANSA).
Em tempo: ilha vulcânica surge no Japão
No final do ano passado, uma nova imagem feita a partir do espaço e divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostrou que uma ilha formada em outubro de 2023 por fogo vulcânico no Oceano Pacífico, perto do Japão, ainda está emergindo do mar.
A recém-surgida ilha vulcânica, batizada de Niijima (“ilha nova”, em japonês) foi capturada pelo satélite Copernicus Sentinel-2 no dia 27 de novembro de 2023. O crescimento contínuo da ilha mostra que a atividade vulcânica submarina que deu origem à ilha na costa sul de Iwo Jima continua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.