(ANSA) – Uma empresa italiana lançou o primeiro sapato produzido à mão no país que foi desenhado pela inteligência artificial (IA).
O projeto nasceu da colaboração entre a Peron Shoes, uma indústria de calçados de Riviera Brenta [uma área da região metropolitana de Veneza], e a EZ Lab, uma empresa especializada em tecnologia blockchain.
Leia também: Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
O sapato foi apresentado durante um evento sobre inteligência artificial realizado em Cannes, na França.
Sapato traz tag interativa na sola
O produto foi confeccionado artesanalmente por um profissional, mas a elaboração do design dele ficou sob responsabilidade da tecnologia, que desenvolveu o modelo após ser questionada sobre as próximas tendências para o mercado de luxo.
Leia também: Drones de transporte de sangue começam a operar na China
A sola do sapato tem uma espécie de tag que permite o consumidor, através do smartphone, acessar o passaporte digital do acessório, que contém informações em relação à sustentabilidade, rastreabilidade, origem e história da empresa responsável. (ANSA).
Em tempo
Em janeiro deste ano, o Papa Francisco cobrou a necessidade de uma regulamentação internacional da inteligência artificial para evitar que a tecnologia seja usada de forma distorcida.
O líder da Igreja Católica disse que é importante regulamentarmos ferramentas que, em mãos erradas, podem abrir cenários negativos. “Como tudo o que vem da mente e das mãos do homem, os algoritmos não são neutros. Portanto, é necessário agir preventivamente, propondo modelos de regulação ética para conter as implicações prejudiciais, discriminatórias e socialmente injustas”, acrescentou.