Italiano compra quadro em feira de rua e descobre ser de Modigliani | Mundo & História

Exposição de Modigliani em Potsdam, na Alemanha. (ANSA)

Um quadro aparentemente anônimo comprado por um colecionador italiano em um mercado de pulgas na França há 15 anos foi atribuída ao pintor modernista Amedeo Modigliani (1884-1920), conhecido pelos seus retratos de figuras com rostos e pescoços alongados.

📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp

A notícia foi publicada pelo jornal italiano Il Resto del Carlino nesta sexta-feira (31).

Segundo o diário, a tela não tem assinatura, mas possui na parte de trás o selo de uma loja que fornecia produtos para artistas em Montmartre, bairro boêmio de Paris onde Modigliani vivia, no início do século 20.

Esse elemento alertou o proprietário da pintura, o colecionador e empresário italiano Paolo Guzzini, que reside em Recanati, no centro da península. Guzzini havia comprado a obra em um mercado de pulgas em Le Mans, na França, e decidiu procurar o Arquivo da Fundação Amedeo Modigliani, em Roma, que confirmou a autoria do quadro.

A tela, segundo a entidade, retrata Mario Cavalieri, amigo que o pintor conheceu em Veneza e que o hospedou na juventude.

+ Mona Lisa terá sala exclusiva no Museu do Louvre

+ Quadro de Ticiano roubado 2 vezes é leiloado por valor recorde

Dessa forma, a pintura pode ser um dos primeiros trabalhos feitos por Modigliani após chegar em Paris.

Modigliani começou a carreira pintando retratos de amigos e conhecidos e morreu em janeiro de 1920, com apenas 35 anos de idade, vítima de meningite tuberculosa, Já o quadro agora faz parte da coleção privada de Guzzini. ANSA.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!