(ANSA) – Em uma missão espacial histórica, o Japão se tornou o quinto país do mundo a pousar na Lua.
A Jaxa, Agência Espacial Japonesa, confirmou que a sonda Slim pousou com sucesso na superfície lunar às 12h20 (horário de Brasília).
Com o triunfo da missão, o Japão entrou na seleta lista de nações que conseguiram alcançar o feito, que foram Estados Unidos, a antiga União Soviética, China e Índia.
A alunissagem japonesa foi completada horas depois do fracasso da missão privada norte-americana Peregrine, que retornou na quinta-feira (18) ao Pacífico.
A viagem da sonda Slim e seu objetivo na Lua
O módulo não tripulado havia sido lançado em setembro, com o objetivo de pesquisar a tecnologia de pouso necessária para a realização de futuras missões espaciais.
Leia também: Peregrine: missão dos EUA abandona meta de ir à Lua
Na Lua, os japoneses pretendem estudar as origens do satélite natural da Terra através de análises das rochas que serão coletadas durante a missão. (ANSA).
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.