A NASA está buscando candidatos para participar de sua próxima missão simulada de um ano na superfície de Marte para ajudar a informar os planos da agência para a exploração humana do Planeta Vermelho. A segunda de três missões terrestres planejadas, chamadas CHAPEA (Exploração Analógica da Saúde e Desempenho da Tripulação), está programada para começar em 2025.
Cada missão CHAPEA envolve uma tripulação voluntária de quatro pessoas vivendo e trabalhando dentro de um habitat impresso em 3D de 1.700 pés quadrados baseado no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston. O habitat, chamado Mars Dune Alpha, simula os desafios de uma missão em Marte, incluindo limitações de recursos, falhas de equipamento, atrasos de comunicação e outros estressores ambientais. As tarefas da tripulação incluem caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção do habitat, exercícios e crescimento de culturas.
Leia também: Nova missão da NASA irá estudar o céu ultravioleta
A NASA está procurando cidadãos ou residentes permanentes dos EUA saudáveis e motivados, não fumantes, de 30 a 55 anos e proficientes em inglês para comunicação eficaz entre colegas de equipe e controle da missão. Os candidatos devem ter um forte desejo por aventuras únicas e gratificantes e interesse em contribuir para o trabalho da NASA para preparar a primeira jornada humana a Marte.
O prazo para as inscrições vai até 2 de abril de 2024.
Quer vivenciar Marte? Não é tão fácil assim
A seleção da tripulação seguirá critérios da NASA para candidatos a astronautas. É necessário um mestrado em um campo STEM, como engenharia, matemática, ciência biológica, física ou ciência da computação, de uma instituição credenciada, com pelo menos dois anos de experiência profissional em STEM ou um mínimo de mil horas pilotando uma aeronave. Candidatos que tenham completado dois anos de trabalho em um programa de doutorado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, completado um diploma médico ou um programa de piloto de teste também serão considerados. Com quatro anos de experiência profissional, candidatos que tenham completado o treinamento de oficial militar ou um bacharelado em um campo STEM podem ser considerados.
A NASA trabalha para estabelecer uma presença de longo prazo para descoberta científica e exploração na Lua por meio da campanha Artemis. Já as missões CHAPEA fornecerão dados científicos importantes para validar sistemas e desenvolver soluções para futuras missões ao Planeta Vermelho.
Leia também: NASA lança cartazes e cards gratuitos do Sistema Solar
No âmbito da campanha Artemis da NASA, a agência estabelecerá a base para a exploração científica de longo prazo na Lua, pousará a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar. Em paralelo, a agência vem investindo muito no preparo para expedições humanas a Marte.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.