Uma foto recente da sonda chinesa Chang’e-6 no lado oposto da Lua capturou um momento histórico na exploração lunar. A fotografia foi tirada por um minirrover inteligente e autônomo levado à Lua pela mesma missão.
De acordo com a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), desenvolvedora do minirrobô autônomo, ele foi acoplado ao módulo de pouso.
Depois que a Chang’e-6 coletou as amostras, o minirrobô se desprendeu sozinho do módulo de aterrissagem, moveu-se para uma posição adequada, selecionou um ângulo ideal para a fotografia e, em seguida, capturou a imagem.
Características do minirrover
Com aproximadamente 5 kg, o minirrover é muito mais leve que o Yutu, o primeiro rover lunar da China, que tinha peso equivalente ao de dois adultos.
Apesar de seu tamanho compacto, o minirrover é altamente capaz e tem inteligência autônoma significativamente aprimorada, segundo a CASC.
Leia também: Boeing lança nos EUA seu 1º voo espacial tripulado
Já a sonda, que coletou amostras do lado oposto da Lua, está atualmente em órbita lunar, aguardando o momento ideal para sua viagem de retorno.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.