Missão lunar tripulada: China conclui teste de sistema de propulsão para veículo de lançamento | Mundo & História

Divulgação via Xinhua.

A China concluiu na última sexta-feira (14) um teste do sistema de propulsão para o primeiro estágio do foguete transportador Longa Marcha-10. O anúncio foi feito pela Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALVT, na sigla em inglês).

O foguete transportador Longa Marcha-10 é um foguete de três estágios e meio, desenvolvido para a missão lunar tripulada da China, que lançará espaçonaves tripuladas e módulos lunares de última geração.

O foguete tem comprimento aproximado de 92,5 metros, peso de decolagem de cerca de 2.189 toneladas, impulso de decolagem de cerca de 2.678 toneladas e capacidade de carga útil para viajar para uma órbita de transferência Terra-Lua de não menos que 27 toneladas.

Envio de astronautas e cargas para a estação espacial da China

Outro foguete, um derivado do foguete transportador Longa Marcha-10, não possui propulsores e é capaz de enviar astronautas e carga para a estação espacial da China, segundo seu desenvolvedor, que opera sob a China Aerospace Science and Technology Corporation.

O foguete não-impulsionador tem comprimento de cerca de 67 metros, peso de decolagem próximo a 740 toneladas, empuxo de decolagem de aproximadamente 892 toneladas e capacidade de carga útil para transferência para uma órbita próxima à Terra de não menos que 14 toneladas.

Sobre o teste realizado para a missão lunar

Durante o teste de sexta-feira, o motor do sistema de propulsão iniciou normalmente, operou de forma estável e desligou dentro do cronograma, e todos os parâmetros testados estavam normais, disse a CALVT.

O teste do sistema de propulsão é o teste de solo mais complicado e difícil realizado durante o desenvolvimento de foguetes transportadores.

Leia também: Estudo identifica gelo em vulcões de Marte pela primeira vez

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o teste de sexta foi o maior teste de sistema de propulsão já realizado até o momento no desenvolvimento de veículos de lançamento na China, com três motores YF-100K acionados simultaneamente e o empuxo no solo atingindo 382 toneladas.

O segundo teste do sistema de propulsão do primeiro estágio do foguete transportador Longa Marcha-10 será realizado em breve para verificar outras condições operacionais.

Da agência de notícias Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!