Um até então misterioso feixe de luz natural foi filmado na última sexta-feira (28/04) nos céus de Miami, na Flórida, Estados Unidos. O vídeo foi postado no Twitter na sexta-feira pelo meteorologista James Spann, que contou que o registro foi feito em Miami Beach.
O vídeo, de 59 segundos, mostra o céu com o que parece ser um feixe de luz saindo por trás de uma nuvem e se movendo como um holofote. Aos poucos, o fenômeno foi sendo desvendado e explicado por outros especialistas. Trata-se, na verdade, de um evento considerado muito raro e que ocorre quando a luz do Sol é refletida por pequenos cristais de gelo, dando o efeito conhecido como “flash coroa” (“crown flash“, no inglês) ou “parélio“.
Tomasz Schafernaker, meteorologista da BBC, retuitou o vídeo incluindo a hashtag #CrownFlash e acrescentando: “Você NÃO viu um fenômeno climático como ESTE! Que efeito óptico espetacular. Eu mesmo nunca ouvi falar disso. Assustador… adoro”.
Essa explicação [de se tratar de um “flash coroa”] foi sustentada pelo meteorologista Timothy E. Wright, de Utah, que comentou que “parece um bom exemplo de um flash coroa”, e Stephen Strader, professor associado de Geografia da Universidade Villanova, que escreveu: “100% flash coroa”. Até a data de publicação desta notícia, o vídeo já havia sido visto mais de 1,5 milhão de vezes no Twitter.
Entendendo o feixe de luz
Um flash coroa é um fenômeno meteorológico extremamente raro, que normalmente aparece acima de tempestades e constantemente se realinha, criando feixes de luz.
Leia também: Pentágono diz que alienígenas podem ter visitado o sistema solar
Ainda há algum debate sobre exatamente o que os causa, mas, de acordo com o site meteorológico Meteored, a explicação “mais provável” é que “cristais de gelo em forma de placa ou agulha se realinham quando há mudanças no campo elétrico de uma nuvem cumulonimbus durante uma tempestade e, preferencialmente, refletem a luz solar”.
Em agosto de 2020, outro crown flash foi registrado na Flórida pelo morador Daniel De Rose, que disse que o fenômeno durou de 10 a 15 minutos.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.