O astronauta veterano William Anders (ou simplesmente Bill Anders) morreu na sexta-feira (7), aos 90 anos, em um acidente de avião em Seattle. De acordo com um de seus filhos, a aeronave que Anders pilotava sozinho – um Beech A45 – caiu nas águas próximas às Ilhas San Juan.
Membro da missão Apollo 8 de 1968, Anders tornou-se mundialmente conhecido por pilotar a Apollo 8 e por tirar, naquele ano, a primeira fotografia em cores do planeta Terra vista do espaço. A foto foi feita quando Anders, ao lado dos colegas astronautas Frank Borman e Jim Lovell, tornaram-se os primeiros a orbitarem a Lua.
A foto ‘Earthrise’ de Anders
A icônica fotografia “Earthrise”, que mostra a Terra vista a partir da Lua, permitiu que nosso planeta fosse visto pela primeira vez de uma distância grande. “Will Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa, em postagem no X (antigo Twitter).
Leia também: Boeing lança nos EUA seu 1º voo espacial tripulado
Nascido em Hong Kong, Anders fez carreira em importantes órgãos do governo norte-americano, como a Nasa e a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. Na década de 1970, foi embaixador dos Estados Unidos na Noruega. O astronautas teve quatro filhos e duas filhas.
As autoridades ainda investigam o acidente.
Com informações da CNN.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.