(ANSA) – Uma exposição trazendo relíquias da cultura Daunia, datadas dos séculos 4 e 2 a.C., chega a São Paulo. Intitulada “Formas e Cores da Itália Pré-Romana: Canosa di Puglia”, a mostra apresenta artefatos arqueológicos originais, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (Iicsp), localizado em Higienópolis, entre os dias 28 de março e 8 de junho.
Com curadoria assinada por Massimo Osanna, diretor geral dos Museus do Ministério da Cultura Italiano, em colaboração com Luca Mercuri, a exposição destaca peças selecionadas dos museus arqueológicos de destaque das cidades de Bari e Taranto, na região da Puglia, além de Canosa, onde muitos dos artefatos foram originalmente descobertos.
Armaduras, cerâmicas, joias e outros
Pela primeira vez no Brasil, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma gama diversificada de artefatos, incluindo armaduras, joias, cerâmicas, acessórios matrimoniais e outros itens de significado arqueológico.
A mostra faz parte do programa “Il Racconto della Bellezza” (“Narrar a beleza”), iniciativa conjunta entre a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura (MIC) e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, destinada a promover e valorizar o patrimônio cultural italiano no exterior.
Após passar por Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), a exposição chega a São Paulo e ainda seguirá para a Cidade do México no final de agosto.
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo abrirá suas portas aos sábados, permitindo que o público também desfrute da exposição aos fins de semana.
Para a cerimônia de abertura, o Iicsp receberá figuras proeminentes como Luca Mercuri, um dos curadores da exposição; Elisabetta Scungio, historiadora da arte do Ministério da Cultura da Itália; Anita Rocco, diretora do Museu Arqueológico Nacional de Canosa di Puglia; e Savino Gallo, diretor do Parque Arqueológico de Monte Sannace. (ANSA).
Leia também: Escavações na Itália revelam esqueletos milenares abraçados
Serviço
Formas e cores da Itália pré-romana. Canosa di Puglia
Visitação: de 28/03 a 08/06. De segunda-feira a sábado, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 19:00. Nos dias 29 e 30/03 a exposição estará fechada.
Local: IICSP (Av. Higienópolis, 436 – Consolação – São Paulo – SP)
Entrada franca
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.