Museu da 1ª Guerra Mundial abre cápsula do tempo de 100 anos | Mundo & História

Divulgação

O Museu da 1ª Guerra Mundial, nos Estados Unidos, revelou ao público na última quarta-feira (16) uma cápsula do tempo que esteve enterrada por 100 anos na cidade de Kansas. A escavação trouxe à tona relíquias que estavam preservadas desde o início da década de 1920, e que agora fazem parte de uma nova exposição.

Os objetos foram originalmente enterrados nas paredes da torre do Memorial da Liberdade, que mais tarde se transformou no Museu da 1ª Guerra Mundial.

Relíquias reveladas ao público

Entre os itens encontrados na cápsula do tempo estão fotografias, documentos e até sementes. Esses artefatos foram preservados com o objetivo de celebrar a vitória americana na 1ª Guerra Mundial e homenagear os soldados que serviram no conflito. “Todo historiador sonha com a chance de abrir uma cápsula do tempo como essa, e ela realmente sobreviveu”, afirmou Matthew Naylor, CEO do Museu da 1ª Guerra Mundial.

📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp

Para muitos, os artefatos não são apenas objetos históricos, mas um vislumbre da realidade vivida por aqueles que enfrentaram o conflito. “Acho que eles queriam que soubéssemos o quanto era difícil naquela época”, diz o estudante Abel, impressionado com a resiliência da geração passada.

+ Bomba da época da Segunda Guerra Mundial explode em pista de aeroporto no Japão

+ Morre, aos 102 anos, Lou Conter, o último sobrevivente de Pearl Harbor

As sementes, em especial, chamaram a atenção de alguns. Estudantes que participaram da abertura da cápsula expressaram curiosidade sobre o futuro dessas sementes. “Mal posso esperar para ver o que faremos com elas. Talvez possamos plantá-las e elas resultem em algo lindo”, disse a pequena Lottie, empolgada com a ideia.

Preparando a próxima cápsula do tempo

Com o sucesso da abertura, o museu já planeja a criação de uma nova cápsula do tempo. A ideia é que ela seja aberta daqui a 100 anos, no próximo centenário, perpetuando a tradição de preservar e contar a história para as futuras gerações. Este novo projeto pretende coletar itens representativos do século XXI para manter viva a memória histórica.

3 curiosidades sobre a 1ª Guerra Mundial

🐴 Uso de animais no campo de batalha: durante a 1ª Guerra Mundial, cavalos, cães e até pombos foram amplamente usados para fins militares. Cavalos transportavam soldados e suprimentos, enquanto pombos carregavam mensagens através das linhas de combate.

☠️ Primeiro uso de armas químicas: a 1ª Guerra Mundial marcou a primeira vez que armas químicas foram usadas em grande escala. Gás mostarda e cloro foram lançados pelas forças alemãs, causando graves danos e mudando a forma como as guerras eram travadas.

⛑️ A origem dos capacetes de aço: foi durante a 1ª Guerra Mundial que os capacetes de aço se tornaram padrão no equipamento militar. Antes disso, os soldados usavam capacetes de couro ou não usavam proteção na cabeça, o que resultava em grandes baixas causadas por estilhaços.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!